Seculo

 

‘Balé das Iyabás’ promove intercâmbio com mulheres negras no Mucane


30/08/2016 às 18:12

Não é comum ainda a presença da mulher negra no balé tradicional, apesar da trajetória histórica da dança. Contudo, iniciativas como a do grupo cultural Balé das Iyabás são realizadas no intuito de questionar esses cenários e incentivar a presença de mulheres negras nessas artes – mesmo que ressignificando a dança.

O Balé das Iyabás é um grupo do Rio de Janeiro, formado por mulheres negras que se estrutura em cima de uma questão maior, discutir o protagonismo da mulher na sociedade a partir da mitologia dos Orixás. Aliás, o nome Iyabás é o feminino de Orixás. Existem seis principais Orixás femininos que são responsáveis pelo equilíbrio da terra e da vida.

O grupo estruturou o projeto Vivências do Balé – Protagonismo de Pretas, que se resume em uma oficina com dinâmicas de interação entre a mitologia das Iyabàs e suas manifestações e significações no cotidiano. A proposta é, como o próprio grupo define: “analisar aspectos políticos, sociais e culturais das mulheres no nosso dia a dia. Entre narrativas, mitologia, diálogos e experiências, traremos também para o corpo, movimentos inspirados na gestualidade das Iyabàs, propondo uma leitura que dialogue com este universo e expresse o balé dessas Orixás”.

E para trazer esse trabalho à Vitória, o Movimento de Mulheres Negras Capixabas convidou e recebe o grupo de Balé das Iyabás para a apresentação do projeto Vivências do Balé – Protagonismo de Pretas, que será realizado no sábado (3), a partir das 15h, no Museu capixaba do Negro, que fica no Centro de Vitória. A proposta maior do encontro é propor diálogos e trocas de saberes entre mulheres negras que atuam no movimento negro com mulheres que não atuam. A atividade comporta a participação de 40 mulheres e é gratuita – por meio de inscrição online.

Acompanhe as atividades do grupo cultural Balé das Iyabás

O Movimento Mulheres Negras Capixabas

O Mulheres Negras Capixabas é um movimento dinâmico que surge como proposta de ser intermédio de encontros, reflexões, trocas de conhecimentos, aprendizados, valorização, vivências e empoderamento das mulheres negras na busca de possibilidades de transformação de suas realidades. E, para tanto, é um espaço de garantia do dizer de sua história, de reconhecimento de sua ancestralidade na busca constante de construção, mudanças e transformações que contribuam para um novo modo de ser e estar nesta sociedade.

Serviço

A oficina Vivências do Balé – Protagonismo de Pretas, do grupo Balé das Iyabás, será realizada no sábado (3), a partir das 15h, no Mucane – avenida    República, 121, Centro de Vitória. A atividade é gratuita. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Menino do Rio

Melhor para os fluminenses/cariocas, só se Hartung levar seu time todo de ‘craques’ para salvar o Rio de Janeiro. Receita de sucesso, mas pode chamar também de cilada...

OPINIÃO
Editorial
Vendedor de ilusões
Em recente entrevista, Hartung alertou sobre o risco dos ''vendedores de terrenos na Lua''. Estaria o governador fazendo uma autoreflexão?
Renata Oliveira
Fica Majeski?
O resultado da eleição interna do PSDB pode ser fundamental para o destino do deputado Sergio Majeski
Caetano Roque
Movimento oculto
Em vez de enfrentar a luta, alguns sindicatos evitam se expor para não sofrer críticas
Geraldo Hasse
Recuerdos de Buenos Aires
''A leitura é o melhor exercício para a memória'', afirma o psiquiatra argentino Ivan Izquierdo
JR Mignone
Qual rádio ouviria hoje?
Sinceramente, não saberia explicar que tipo de rádio eu ouviria hoje, isto é, que me motivaria a ligar o botão para ouvi-la: uma de notícia ou uma só de música selecionada
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Branca, o Teatro e a sala de estar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Força Nacional e o marketing de uma falsa segurança
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Turista acidental
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Novo comando estadual do PSDB vai definir se partido segue no projeto de Hartung ou lança candidatura própria

Tribunal de Justiça vai decidir sobre pedido de prisão do prefeito de Irupi

Conselho de Educação da Ufes repudia parceria entre governo e Ensina Brasil

Credores vão decidir sobre fim de recuperação judicial das lojas Eletrocity

Menino do Rio