Seculo

 

Fazenda ocupada pelo MST tem processo de desapropriação em fase final de elaboração


02/09/2016 às 15:07
Falta apenas o parecer revisor do agrônomo, que já emitiu laudo favorável, para que a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Espírito Santo conclua a sua parte no processo de desapropriação da Fazenda Santa Rita, em Ecoporanga, noroeste do Espírito Santo. Enviado para a sede do órgão, em Brasília, o processo vai gerar o chamado kit decreto, que será encaminhado para apreciação da Presidência da República, a quem cabe a decisão.
A ocupação da Fazenda Santa Rita, próximo ao distrito homônimo, aconteceu no último dia 21 de agosto, envolvendo cerca de 300 famílias. Passadas quase duas semanas, “a vida corre normal, já, com as crianças indo à escola e outras ações cotidianas”, relatam lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que organizou a ação de ocupação.
 
Uma horta comunitária também já está sendo construída. O plantio de bananas é outro projeto dos trabalhadores para a área, quando for efetivada a desapropriação.
 
A decisão sobre que culturas desenvolver no terreno é dos assentados, mas o Incra colabora, a partir de um estudo de capacidade de geração de renda, em que são avaliadas as condições do solo, o acesso à água, a aptidão da região do entorno, entre outros fatores.
 
Os acampamentos do MST em vários municípios do Estado visam sensibilizar o governo estadual a concluir os processos de assentamento em curso. Somente em Ecoporanga, as famílias estão acampadas desde 2011.
 
Em visita ao acampamento Santa Rita, o superintendente do Incra no Estado, Laércio André Nochange, e o ouvidor agrário Girley Vieira afirmaram aos acampados que essa desapropriação é prioridade e que em breve o processo será enviado para Brasília.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Menino do Rio

Melhor para os fluminenses/cariocas, só se Hartung levar seu time todo de ‘craques’ para salvar o Rio de Janeiro. Receita de sucesso, mas pode chamar também de cilada...

OPINIÃO
Editorial
Vendedor de ilusões
Em recente entrevista, Hartung alertou sobre o risco dos ''vendedores de terrenos na Lua''. Estaria o governador fazendo uma autoreflexão?
Renata Oliveira
Fica Majeski?
O resultado da eleição interna do PSDB pode ser fundamental para o destino do deputado Sergio Majeski
Caetano Roque
Movimento oculto
Em vez de enfrentar a luta, alguns sindicatos evitam se expor para não sofrer críticas
Geraldo Hasse
Recuerdos de Buenos Aires
''A leitura é o melhor exercício para a memória'', afirma o psiquiatra argentino Ivan Izquierdo
JR Mignone
Qual rádio ouviria hoje?
Sinceramente, não saberia explicar que tipo de rádio eu ouviria hoje, isto é, que me motivaria a ligar o botão para ouvi-la: uma de notícia ou uma só de música selecionada
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Branca, o Teatro e a sala de estar
Panorama Atual

Roberto Junquilho

A Força Nacional e o marketing de uma falsa segurança
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Turista acidental
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Novo comando estadual do PSDB vai definir se partido segue no projeto de Hartung ou lança candidatura própria

Tribunal de Justiça vai decidir sobre pedido de prisão do prefeito de Irupi

Conselho de Educação da Ufes repudia parceria entre governo e Ensina Brasil

Credores vão decidir sobre fim de recuperação judicial das lojas Eletrocity

Menino do Rio