Seculo

 

Conselho de Juventude de Vila Velha abre inscrições para eleições


13/01/2018 às 23:32
Jovens entre 15 e 29, que façam parte de alguma instituição ou coletivo voltado à promoção e defesa dos direitos da juventude de Vila Velha, podem ser inscrever para a eleição do Conselho Municipal da Juventude (Conjuvv), biênio 2018/2020.

As inscrições prosseguem até o dia 9 de fevereiro e são gratuitas. O processo segue o estabelecido na Lei Municipal nº 5.642, de 11 de agosto de 2015.

O Comjuvv foi implementado em 2016, estando na sua primeira gestão. É paritário, sendo composto por 11 representantes do poder público municipal e 11 da sociedade civil. Sua principal atribuição é deliberar acerca das políticas pública que já existem e propor novas, para atender às demanda da Juventude.

O gerente de Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), e vice-presidente do Fórum Sudeste de Gestores de Juventude, Bruno Paixão, conta que Vila Velha é o 17º município capixaba no ranking de mortalidade de jovens, na faixa entre 15 e 29 anos.

“O Comjuvv é importante por trazer ao jovem a oportunidade de integrar, participar, acompanhar e colaborar com as políticas públicas para juventude do município”, afirma o conselheiro, destacando o grande número de coletivos de juventude na cidade, principalmente voltados ao hip hop e poesia.

As chamadas “batalhas” de hip hop e poesia Slam têm recebido apoio da prefeitura, por meio do empréstimo de equipamentos de som, conta Bruno, como uma das orientações do Conselho.

Entre as ações deliberadas dentro do Comjuvv, o gerente destaca a 1ª Semana da Juventude, realizada em setembro passado, as ações sobre DST e IST – doenças e infecções sexualmente transmissíveis, respectivamente – e as campanhas contra bullyng, além do lançamento estadual do programa federal ID Jovem, que concede descontos de 50% em eventos culturais e gratuidade viagens em viagens interestaduais, para jovens de famílias com renda até dois salários mínimos.

Na fila para análise da próxima gestão do Conselho, o Executivo elabora o projeto Vila Velha Mais Jovens, que está envolvendo as principais secretarias que têm envolvimento direto com o jovem, como a de Prevenção e Combate à Violência e Trânsito, a de Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, a de Cultura, Esporte e Lazer e a de Desenvolvimento Sustentável.

Para se inscrever

O edital  e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. Após preenchida a ficha, o candidato deve encaminhá-la para a Academia de Letras de Vila Velha (órgão colegiado/Comjuvv), localizada na Rua 23 de Maio, na Prainha.

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Lá e cá

Enquanto Rose volta a se movimentar em Brasília, Casagrande delimita território no Estado. Cada um no seu quadrado...

OPINIÃO
Geraldo Hasse
Vendilhões no comando
Os governos petistas deram mole aos Mercados, mas o MDB escancara a prática do entreguismo
Roberto Junquilho
Os calos da esquerda
Apesar de possuir lideranças bem posicionadas, a esquerda só aparece quando os fatos são diretamente ligados ao cenário político partidário
BLOGS
Flânerie

Manuela Neves

Quem me ensinou a nadar
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Admirável mundo novo
Gustavo Bastos
Blog destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários, artigos e conhecimentos em geral.
MAIS LIDAS

Diretora-presidente do Iema é exonerada do cargo

Os calos da esquerda

Comitê em Defesa de Lula é criado no Estado

Atílio Vivácqua decreta luto oficial de três dias por morte de prefeito

Relatório internacional de Direitos Humanos destaca violência policial no Brasil