Seculo

 

Acampados e assentados do MST ocupam sede do Incra em Vila Velha


16/04/2018 às 12:57
A Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária mobiliza milhares de acampados e assentados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta segunda-feira (16), em ocupações pacíficas das superintendências estaduais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No Espírito Santo, a ocupação conta com cerca de 350 pessoas, na sede em São Torquato, Vila Velha, e deve durar toda a semana, com uma extensa pauta de atos e reuniões em favor de reivindicações estaduais e nacionais. Na pauta, o primeiro ponto é o assentamento das mais de 800 famílias que aguardam em 14 acampamentos em vários municípios do Estado, muitas, há mais de dez anos.

Também o fornecimento de condições básicas para o desenvolvimento dos assentamentos já estabelecidos, como habitação, crédito, educação e infraestrutura (estradas, pontes e barragens).

Já a pauta nacional replicada no Estado inclui a exigência da libertação imediata do ex-presidente Lula e a denúncia contra o desmonte do Incra pelo governo Michel Temer e contra a impunidade de crimes relacionados à Reforma Agrária, como o Massacre de Eldorado dos Carajás.

A situação de abandono dos assentamentos capixabas tem sido denunciada também na Justiça, com algumas vitórias conquistadas pelas famílias, com decisões que impõem aos órgãos responsáveis a obrigações de recuperação florestal, fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, e reabertura de escolas. 

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Secom
'Esquenta'

Com a a abertura das convenções partidárias, nesta sexta-feira, o mercado ganhou maior intensidade com o racha na base de Hartung

OPINIÃO
Editorial
Mais uma porta na cara
O racismo institucional do Palácio Anchieta ficou ainda mais claro com a presença do jornalista Willian Waack, demitido da Rede Globo por comentários racistas
Erfen Santos
O Cidadão Ilustre
O filme suscita reflexões pertinentes sobre prêmios literários como o Nobel, que rejeitou grandes escritores
Geraldo Hasse
Notícias do fundo do poço
Se não ceder às pressões externas, a Petrobras pode voltar a liderar a economia
JR Mignone
A importância das eleições
Cada empresa de comunicação tem de se esmerar nas campanhas, sem partido ou cores políticas
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Além das lágrimas
MAIS LIDAS

Chapa de deputados estaduais do PCdoB se arma para fortalecer Givaldo Vieira

A importância das eleições

Comando da PM não comparece em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça

Largada embolada

'Esquenta'