Seculo

 

Coletivo Cariacica Underground realiza formação de agentes cineclubistas


16/04/2018 às 14:45

O Cineclube Ambiental e o Coletivo Cariacica Underground abriram inscrições para a formação de cineclubistas ambientalistas para atuarem na Rede Cineclubista Cariaciquense. Serão três meses com atividades semanais em oito bairros do município da Grande Vitória. As inscrições são gratuitas e feitas online por meio de formulário. As comunidades contempladas são Oriente, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Itapemirim, Rosa da Penha, São Geraldo e Vila Capixaba, sendo selecionados entre 10 a 15 pessoas em cada bairro.

A formação acontecerá por meio de oficinas com conteúdos como comunicação social, audiovisual, cineclubista e de meio ambiente, incluindo atividades como palestras, exibição de filmes, debates, orientações. "O objetivo do projeto é promover o cineclubismo como mais uma ferramenta de combate aos impactos ambientais e em defesa do meio ambiente saudável e democrático, além de buscar a autonomia do indivíduo a partir da contemplação das artes", diz a convocatória do coletivo.

O público alvo da formação são jovens, incluindo o recorte de gênero. O projeto concilia exibição com produção audiovisual e formação tanto em cineclubismo como em temas ambientais. Terminado o curso, a proposta é que os cineclubes formados sigam suas atividades com regularidade em cada bairro, fortalecendo o movimento cineclubista em Cariacica.

A equipe será composta por profissionais como Paulo Henrique de Oliveira (técnico ambiental), Dauri Correia da Silva (geógrafo), Jacques Douglas Mota (jornalista), Regicida (produtor audiovisual), além de colaboradores com conhecimento e experiência na área de cineclubismo.

“Na parte ambiental, a formação tem foco na questão dos resíduos sólidos. Cariacica tem um problema ambiental muito grande em relação ao lixo. Por isso, escolhemos bairros que possuem pontos viciados de lixo, questões ambientais, preservação de nascentes. Durante as oficinas queremos produzir filmes feitos nas próprias comunidades retratando a temática socioambiental e especialmente os resíduos sólidos”. A ideia é que nos trabalhos de campo os participantes possam identificar os problemas e buscar soluções, utilizando o audiovisual como uma ferramenta de denúncia e apoio para melhorar a cidade.

O lançamento oficial acontece no mesmo dia 19 de abril no Centro Cultural Frei Civitella, localizado em Campo Grande, quando haverá apresentações culturais e palestra com oficineiros e representantes do movimento cineclubista.

SERVIÇO
Inscrição para ciclo de formação do Cineclube Socioambiental
Comunidades atendidas: Oriente, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Itapemirim, Rosa da Penha, São Geraldo e Vila Capixaba
Quando: Até dia 19/4
Como: Preenchendo o formulário https://goo.gl/forms/WJIUUIhd2n8lnxNx1
Valor: Gratuito
Outras informações: cineclubeambiental.blogspot.com.br

Leia Também

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

.

SOCIOECONÔMICAS
Facebook/Eliana
Território político

Inferno astral do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, deixa o campo aberto para a deputada estadual Eliana Dadalto

OPINIÃO
Piero Ruschi
Pets: uma questão de responsabilidade socioambiental
Felizes as pessoas que podem ter um animal de estimação! Felizes os animais de estimação que têm um dono responsável!
Gustavo Bastos
Para que Filosofia?
''é melhor existir do que o nada''
Bruno Toledo
Por que negar os Direitos Humanos?
Não há nada de novo nesse discurso verde e amarelo que toma as ruas. É a simples manutenção das bases oligárquicas do Brasil
Eliza Bartolozzi Ferreira
Políticas de retrocesso
Dados educacionais do governo Paulo Hartung são alarmantes
Roberto Junquilho
Que novo é esse?
O presidenciável do PRB, Flávio Rocha, apresenta velhas fórmulas de gestão e envolve jovens lideranças
Geraldo Hasse
Tchernóbil 32 anos
Por causa do acidente nuclear de 1986, a longevidade da Bielorrússia caiu abaixo de 60 anos
BLOGS
Mensagem na Garrafa

Wanda Sily

Para, relógio
MAIS LIDAS

Procon multa imobiliária e construtora responsáveis por condomínio em Setiba

Sindipol denuncia 'mentiras' do governo sobre médicos legistas

Encontro Regional de Agroecologia será realizado neste fim de semana no Estado

'O PT não se preparou para a disputa majoritária no Estado'

Secretária de Educação de Vitória cancela prestação de contas na Câmara