| |
Foto: Divulgação/Setas
|
|
| Artesanato capixaba exposto em Olinda
|
Os nordestinos se encantaram com a cultura capixaba através do artesanato local na V Feira Nacional de Negócios e Artesanato de Pernambuco. O produto da terra rendeu aos comerciantes um bom negócio e reconhecimento na região vizinha. O evento foi realizado em Olinda no início deste mês.
O trabalho é da Secretaria de Estado de Ação Social (Setas). A feira aconteceu dos dias 2 a 11 de julho e participaram a Associação dos Produtores Manuais e Artesanais de Guarapari (Apromag), a Associação dos Artesãos Unidos do Espírito Santo (Arteunes), a Associação de Produtores de Artesanato-Vitória (Aproartes), a Associação dos Artesãos de Iconha (Assoarti) e a Associação Anchietense de Artesãos (Assanarti).
Além destas associações, também participaram dois artesãos independentes, que são Neurizete da Silva e Tadeu Obedio Carneiro Junior, com trabalhos de bijuterias de crochet e macramê com conchas e sementes, bijuterias em metal, pedras, sementes, casca de coco e madeira.
Dentre todas as atividades desenvolvidas na área artística, a Setas é responsável pela emissão da Carteira do Artesão que facilita o processo de comercialização. Hoje, mais de 1200 artesãos estão cadastrados na Gerência de Trabalho e Renda da Setas e possuem a Carteira.
|