Caçadores armados estão assustando e matando os animais que vivem ao redor do Mosteiro Zen Morro da Vargem, na região de Ibiraçu, no norte do Estado. Segundo os monges, animais como veado, paca e pássaros da espécie irará estão sumindo ou sendo encontrados dilacerados nas proximidades do mosteiro.
Uma denúncia já foi feita à Policia Ambiental, mas nenhuma providência foi tomada. Os policiais apenas visitaram o local, só que por volta das 17h, horário em que os caçadores não costumam aparecer. "É na madrugada que os caçadores atacam, é possível acordar com o barulho dos tiros e dos cachorros usados pelos caçadores" ressaltou o abade do Mosteiro, Daiju Bitti.
O tenente da Polícia Ambiental, Anderson Machado disse que duas rondas foram feitas no local, mas os caçadores não foram encontrados. E ironizou: "uma equipe de 35 homens não é o suficiente para cobrir a quantidade de denúncias de desmatamento, caça e pesca ilegal, pássaros em cativeiros, entre outras denúncias de 21 municípios ao mesmo tempo. Não temos como agir, está fora de cogitação disponibilizar uma equipe para fiscalizar exclusivamente as áreas em torno do mosteiro". E enquanto isso, os animais continuam morrendo.
Daiju lembrou que "o Mosteiro está recebendo um grande apoio apenas da Polícia Militar, que apesar da boa vontade, não são especializados na proteção ambiental".
O Mosteiro Zen Morro da Vargem completa este ano, 30 anos de existência e preservação da Mata Atlântica. Durante todo esse tempo, efetua trabalhos de educação ambiental com estudantes, professores, e outros, além de cultivar a área ao redor do mosteiro, que funciona como área de reintrodução de animais ao meio ambiente.
Também é um posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica desde 2000, desenvolvendo o Centro de Educação Ambiental, responsável pela organização de seminários sobre preservação, excursões educacionais pelas trilhas e escarpas do morro, e minuciosos levantamentos das espécies nativas.
O mosteiro é conhecido internacionalmente e seus projetos são referências nacionais, tendo inclusive sido destaques em diversos veículos de renome, como Veja, Fantástico, Isto É, Bons Fluídos, Ícaro, e outros.
Recebe, por ano, 200 mil pessoas, de diversos lugares do país e do mundo. Seu modelo de ocupação do solo é considerado um exemplo internacional de convivência harmônica entre o homem e a natureza.
O Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal considerou o Mosteiro como uma das cem 100 experiências brasileiras bem sucedidas de desenvolvimento sustentável.
|