Principal    Agendas    Panelinha    Cinema    Dicas    Exposições    Variedades    Clique Mais    Rapidinhas    Expediente    Fale Conosco
  Vitória (ES), edição de 23 de março de 2004
 
Violinista mineiro em Vitória



Vítor Lopes


  
Foto: Paulo Lacerda
  

Forte sotaque de mineiro na fala de tonalidade "jovem". Indagado sobre quando foi a última vez que tocou com em Vitória, disse não se lembrar bem. Fez silêncio, procurando recuperar a memória. Tentou mais um pouco e arriscou, sem muita certeza. "Deve ter sido aos 13 anos".

Hoje, com apenas 19 e uma iniciante carreira internacional, o violinista Edson Scheid faz apresentação solo nesta terça-feira (23), às 20 horas, na Igreja Católica de São Sebastião, no Morro dos Alagoanos, em Vitória.

Nessa apresentação, Scheid toca alguns caprichos (peças curtas) do compositor e violinista italiano Niccolò Paganini (1782-1840). O envolvimento do mineiro com a música de Paganini não é recente. Em janeiro do ano passado, Scheid foi o primeiro brasileiro a gravar todos os "24 caprichos para violino solo" do italiano.

  
Foto: Divulgação
  
Scheid irá iniciar a sua apresentação na Igreja de São Sebastião com o "Capricho nº 1". Seguirá com uma composição para violino de J. S. Bach, finalizando com outros cinco caprichos de Paganini. "O interessante das obra do Paganini é que tem um malabarismo técnico impressionante", comenta Scheid. A apresentação deverá durar meia hora.

Além dessa apresentação solo, o violinista irá participar dos concertos promovidos pela Ofes, na inauguração da série "Concertos Sinfônicos 2004", nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, e no domingo (28), às 17 horas, no Teatro Municipal de Vila Velha.

  
Foto: Divulgação
  

Edson Scheid nasceu em Belo Horizonte, em 1984. Começou seus estudos de violino aos três anos de idade, na Preucil School of Music, em Iowa City, EUA. Desde 1999, tem aulas com o consagrado professor de violino Paulo Bosísio.

Filho de pais músicos (o pai é violinista e mãe pianista), recebeu inúmeros prêmios nacionais em sua carreira nacional. Em 2003, além de ter gravado o seu primeiro disco, integrou a Internationales Jugendsinfonieorchester Bremem (Orquestra Sinfônica Jovem Internacional de Bremen, Alemanha. Neste evento, Scheid se apresentou ao lado de 150 músicos de 15 países. A convite do maestro Heiner Buhlmann, fez uma apresentação solo em Bremen.