| |
Destaque
| |
Três funcionários de empreiteira da Vale morrem
em acidente e CUT vê a morte sendo terceirizada
Foto: Bernardo Coutinho
| |
|
"Até os acidentes estão sendo terceirizados", afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Carlos Pigatti (foto). Para ele, o acidente ocorrido no último sábado (13) em uma empreiteira da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), que deixou três mortos, mostra que a representatividade dos funcionários das empresas terceirizadas está a cada dia pior. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviço (Sindprest), que legalmente está incubido de representar essa categoria, teve a sua diretoria destituída por liminar da Justiça do Trabalho há dois meses, após terem sido detectadas várias irregularidades. "Esses trabalhadores que desempenham funções que contribuem, ou estão ligadas à atividade fim da empresa, deveriam ser representados pelo sindicato majoritário. No caso da Vale, mesmo quem atua nas terceirizadas deveria ser representado pelo Sindicato dos Ferroviários", afirmou Pigatti.
| |
|
|
|
| Opinião |
 |
Rogério Medeiros |
|
 |
Editorial
|
|
| Colunistas |
|
 Antônio Medeiros
|
 Geraldo Hasse
|
 José R. Mignone
|
Manaíra Medeiros
|
 Caetano Roque
|
|
|
 Luis E. Moreira
|
 Renato Paoliello
|
 Wanda Sily
|
 Ubervalter Coimbra
|
 Tavares Dias
|
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
| |
|
Economia
|
Empresário: ação da
Sefaz contra a Franel
ameaça o próprio ES
O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), de maneira inexplicável, estaria tentando fechar a Franel, distribuidora de combustíveis com 40 anos de existência e que emprega 500 pessoas, todas elas ameaçadas de desemprego. A informação é do presidente da empresa, Francisco José Carvalho de Oliveira (foto).
|
|
|
|
| |
|
Economia
|
Poluidoras transferem
sedes e o Estado
vira simples canteiro
Os grandes empreendimentos estão esvaziando suas atividades no Estado. A CST e a Samarco, por exemplo já transferiram suas sedes para Minas Gerais. Para o presidente do Sindimetal, Francisco Carlos Azevedo (foto), com essa medida a movimentação financeira acontecerá em outros estados, fazendo com que as empresas não cumpram suas obrigações com a sociedade capixaba.
|
|
|
|
| |
|
Política
|
Marcelino reafirma que
Garotinho é o nome do
PMDB para presidente
O PMDB ainda não encerrou as conversações com o governador Paulo Hartung sobre sua entrada no partido. Também há propostas de parceria com o ex-governador Max Mauro e com o ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal, do PDT. Mas, segundo o presidente estadual do partido, Marcelino Fraga (foto), o candidato do partido a governador do Estado terá que apoiar Garotinho.
|
|
|
|
| |
|
Saúde
|
Limpeza de terrenos
baldios diminui em três
vezes o risco de dengue
A limpeza sistemática de terrenos baldios pode diminuir em até três vezes as possibilidades de a população capixaba ser infectada pelo mosquito Aedes aegypti. O fato foi constatado em dissertação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apresentada por Haydêe Fagundes de Mendonça (foto), que apontou para a redução do risco de uma epidemia com a adoção da medida.
|
|
|
|
|
| |
|
Meio Ambiente
|
Responsável por óleo
na Baía de Vitória será
apontado em 15 dias
O responsável pelo derramento de óleo na Baía de Vitória só será identificado pelo Capitania dos Portos em quinze dias. A informação é do Departamento de Segurança Pública dos Portos, que informou ainda que as amostras de óleo de três navios foram levadas para um laboratório para ser comparada à substância derramada.
|
|
|
|
| |
|
Meio Ambiente
|
Definidas oficinas
para planejar corredores
ecológicos no Estado
As sete oficinas organizadas para planejar os corredores ecológicos no Espírito Santo já estão definidas e devem ser finalizadas até novembro. Assim, até o final do ano as comunidades e o poder público de todas as regiões envolvidas receberão informações para estudar as prioridades na formação de conexões dos remanescentes da mata atlântica.
|
|
|
|
| |
|
Meio Ambiente
|
Convênio entre Sedu e
Aracruz sobre negros
é discutido em Brasília
O convênio entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a multinacional Aracruz Celulose para o desenvolvimento do programa Identidade Cultural do Negro deve ser reclamado nesta terça-feira (16), informou uma das lideranças quilombolas do Território de Sapê do Norte (São Mateus e Conceição da Barra), Domingas dos Santos Dealdina.
|
|
|
|
|
|
Meio Ambiente
Outros cadernos:
|
|