A Gazeta do Natal




José Roberto Mignone


O porquê falar de A Gazeta? Porque ainda é o principal e importante órgão de imprensa do nosso Estado, que pode criar, manter e tirar até governantes, como aliás, esta fazendo. Por isso. E a Edição de natal do jornal teve muita coisa interessante, diferente das outras edições.

Primeiro, porque foi um jornal frio. Estava ainda abrindo a porta para despedir de parentes, quando olho para o chão e lá estava a edição do domingo de natal. Eram 1:30 da madrugada. Pensei logo. Edição fria! Mas, afinal de contas, jornalista é um ser normal, igual aos demais e merece fazer ceia, essas coisas, etc.

Mas o jornal só foi aberto para leitura no dia seguinte, no horário de sempre. Porque iria ler A Gazeta às 2h? Não havia motivo e nem notícia para isso. Foi quando vimos que o jornal desta importante data cristã - as outras religiões ficam fora do espírito natalino, como os muçulmanos e budistas, por exemplo - tinha como tema o lado religioso da data, com matérias e mais matérias sobre este dia.

Até que foi legal. Muita pesquisa, muito texto bom, depoimentos importantes e histórias interessante. O Editorial foi muito bom, como poucos, mas sentimos falta de uma presença mais marcante da Igreja Católica local, com a ausência do nosso bispo Mancilha.

E a primeira página já avisava, em nota lá embaixo, que não teria o Caderno de Empregos. Talvez tenha sido um bom senso do jornal em não colocar esse caderno no dia de natal. Afinal, na data que comemora o nascimento de Cristo não é dia de ficar procurando emprego e sim fazer uma reflexão sobre ele ou sobre o porquê de não tê-lo.

O que estava estranho nesta edição foi o caderno - não uma coluna - de Sociedade. Muitas páginas com fotos daqueles que fazem o glamour - uns com dinheiro e outros fingindo que têm - e, principalmente uma ampla cobertura da festa no Tribunal de Justiça com várias páginas e fotos legendadas. Parece até que o órgão esta perdendo o moral perante a população, de tanta ostensividade de páginas.

No mais, lá estavam o Agamenon (Cassêta & Planeta) com suas histórias hilariantes, a página de esportes destacando o principal time brasileiro, as colunas de Mauricio Prado, Tostão, do sempre bom Veríssimo, etc, tudo como sempre foi aos domingos. Os cadernos de domingo e tudo mais.

Valeu. Estava um jornal metade diferente metade normal. Uma boa sacada neste dia de natal.

PARABÓLICAS

Quem vai casar e mudar é o Cláudio do Estação Sonora. Vai para o Sul do país. E vai fazer muita falta, já que é um dos melhores do ramo.

Quem ajudou a desenvolver o tema da crônica acima foi o colega e amigo Mauro Lúcio Nascimento, umas das raras inteligências do meio rádio do Estado.

Desde que vendeu sua parte na Sucesso FM de Linhares para Paulo Gava, Miguel Angel Roldan deu uma sumida. Alô, alô Miguel! Entre em contato.

Uma outra revelação no rádio este ano, mais precisamente na edição de jornalismo. Falamos de Luciene Costa na Rede Sim Sat.

ACESSE; www.postatudo.blogspot.com - UM ATUALIZADO SITE JRM

MENSAGEM FINAL

Muitas vezes as pessoas sentem orgulho de sua pureza de consciência apenas porque suas memórias são muito curtas. Zanizad Rafaezsky

e-mails:
jrmignone@hotmail.com