Vitória (ES), edição de 28 de novembro de 2005    
  Arquivo VCV:   28/11/2005       29/11/2005       30/11/2005       01/12/2005       02/12/2005       03/12/2005       Fale Conosco
As melhores dicas para o VCV
A cobertura crítica exclusiva do 12° Vitória Cine Vídeo se inicia com as dicas de filmes e eventos imperdíveis do festival deste ano



Rodrigo de Oliveira,
Colunista de Cinema do Século Diário


Começa nesta segunda (30), a maratona cinematográfica que todo fim de ano arrebata o Espírito Santo. A 12ª edição do Vitória Cine Vídeo promete ser a melhor da história do festival. A mostra competitiva tem bons curtas, os longas mais badalados do ano e uma série de atividades com os maiores profissionais do cinema brasileiro.

  
Foto: Divulgação
  
"Não É Só Uma Passagem", vídeo de Igor Pontini
Mas o grande barato do festival é mesmo a mostra competitiva. Por ser um dos últimos eventos de cinema do calendário anual, Vitória acaba recebendo curtas-metragens que fizeram carreira por outros festivais Brasil à fora e que chegam aqui embalados por prêmios e muita propaganda boca-a-boca. Um aspecto da cadeia cinematográfica, no entanto, é historicamente negligenciado no país inteiro e aqui no Espírito Santo não seria diferente: falta crítica do curta-metragem brasileiro. É esse espaço que a cobertura do Século Diário tentará ocupar pelos próximos dias. Extensão temporária da coluna de cinema publicada no jornal às segundas-feiras, essa página especial trará diariamente críticas dos curtas exibidos no festival, além de críticas também dos longas-metragens e textos especiais discutindo o que de bom estiver acontecendo no Vitória Cine Vídeo.

Começamos com dicas dos filmes imperdíveis selecionados para o festival (são muitos e bem divididos entre os cinco dias de mostra competitiva, o que sugere que não há um dia sequer que o leitor possa deixar de ir ao Teatro Glória ou ao Cine Metrópolis). Vamos a eles:

VÍDEOS

São poucos os vídeos da seleção desse ano que circularam por outros festivais no país, o que traz grande expectativa para as sessões no Cine Metrópolis. Os destaques ficam por conta de "Meu Nome é Paulo Leminski", do videomaker carioca César Migliorin, "Cinema da Luz Vermelha", documentário de Rodrigo Modenesi sobre Rogério Sganzerla (foi para Modenesi a última entrevista concedida pelo cineasta marginal antes de sua morte, em 2004) e "Superstição", nova empreitada do animador Allan Sieber com seu ator-coringa, Paulo César Peréio.

Os vídeos capixabas, tradicionalmente melhores e mais interessantes que os curtas do Estado feitos em película, contam com grande participação de videoartistas vindos dos cursos da Ufes, além de um documentário de direção coletiva sobre o Cine Falcatrua e o pequeno grande vídeo ficcional "Compre na Mercearia da Esquina". O grande destaque fica por conta do documentário "Não é só uma Passagem", de Igor Pontini, com imagens direto do olho do furacão das manifestações estudantis que este ano pararam a cidade contra o aumento das passagens de ônibus do sistema Transcol.

  
Foto: Divulgação
  
"Historietas Assombradas" é um dos destaques dos curtas
CURTAS

"Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas)", de Victor Hugo Borges
É uma animação em stop-motion paulista cujo grande mérito é se arriscar seriamente num terreno perigoso para filmes infantis como o das histórias de terror. Vencedor do prêmio do júri popular no Festival do Rio 2005, é primoroso na técnica sem deixar se levar pela tendência que liga infantilidade à imbecilidade.

"Dormente", de Joel Pizzini
É um documentário com pé no construtivismo russo que trata da urbanidade a partir das linhas de trem e metrô. Concorrente também do Festival de Brasília, Pizzini chega à Vitória com a credencial de ter ganho o prêmio de melhor documentário do Festival do Rio desse ano com o belo longa-metragem "500 Almas".

"Vinil Verde", de Kleber Mendonça Filho
É um dos mais premiados curtas do ano passado (arrebatou vários prêmios dos festivais de Brasília, São Paulo e Pernambuco), e segue a linha do filme anterior do diretor ("A Menina do Algodão", exibido em Vitória em 2003), transpondo para imagens lendas urbanas que persistem até hoje no imaginário popular.

"Início do Fim" de Gustavo Spolidoro
É o novo trabalho do diretor gaúcho que sempre tem seus filmes exibidos em Vitória. O destaque deste filme fica por conta da atuação de Nilson Asp e a fotografia de Mauro Pinheiro Jr. (vindo de um trabalho brilhante no longa "Cinema, Aspirinas e Urubus"). O filme foi premiado em Gramado e no Festival de Curtas de São Paulo deste ano.

"Primeiros Passos", de Evaldo Mocarzel
É um exercício ficcional de um dos novos talentos do documentário brasileiro, Evaldo Mocarzel. Interessante notar como a experiência documental se reflete nesse filme-poema do diretor que este ano sagrou-se o grande vencedor do Cine PE, levando seis prêmios (entre eles o de melhor filme) pelo longa-metragem "Do Luto à Luta". Destaque também para a fotografia de Carlos Ebert, câmera do clássico nacional "O Bandido da Luz Vermelha".

"Entre Paredes", de Eric Laurence
É, disparado, o filme mais premiado do ano. Grande vencedor do Festival de Gramado (6 prêmios, inclusive melhor filme e direção para Eric Laurence), Cine PE, Festival do Rio e São Paulo. Tão premiado quanto controverso, faz parte da nova onda de filmes produzidos em Pernambuco - além dele, temos no Vitória Cine Vídeo o já citado "Vinil Verde", o documentário "O Mundo é uma Cabeça", sobre o movimento musical do manguebeat, a animação "A Morte do Rei de Barro" e o longa "Cinema, Aspirinas e Urubus".

LONGAS

O principal destaque da seleção desse ano é sem dúvida o filme de Marcelo Gomes, "Cinema, Aspirinas e Urubus". Um dos melhores trabalhos brasileiros dos últimos anos, o filme vem de uma premiação inédita de melhor filme do júri internacional no Festival de São Paulo, além de ter sido exibido e premiado em Cannes. "Crime Delicado" outro filme imperdível, é o novo trabalho de Beto Brant (de "O Invasor" e "Os Matadores"). "Vinícius", documentário apaixonado sobre Vinícius de Moraes, antecede a festa de premiação e também merece uma olhada.

EVENTOS

Se todos os filmes exibidos no Vitória Cine Vídeo desse ano fossem uma bomba (o que definitivamente não é o caso), o festival valeria simplesmente pela presença do fotógrafo Dib Lufti. Ministrando uma oficina fechada de realização, Dib participa de duas palestras abertas ao público esta semana, uma nesta segunda-feira e outra sexta-feira (onde estará acompanhado de outro gênio do cinema brasileiro, o cineasta Ruy Guerra). É a chance de ouvir e ver de perto o sujeito que inventou o "jeito brasileiro" de fazer cinema, com a já famosa "câmera na mão" dos anos 60.

No dia 30 de novembro, o evento imperdível é o lançamento do DVD do filme "Iracema, uma Transa Amazônica", documentário e ficção juntos num dos maiores filmes da história do nosso cinema. Estarão presentes ao lançamento os diretores Jorge Bodansky e Orlando Senna (secretário do Audiovisual do MinC) e o protagonista Paulo César Peréio, o ator brasileiro por excelência.

E assim começamos. Acompanhem a cobertura diária do 12° Vitória Cine Vídeo aqui no Século Diário, e bom festival para todos!


 

Leia Também:
    
Caderno Atrações
Notícias da área cultural

Agendas
Turismo e Cultura do ES

Século Diário
Notícias do dia

Veículos
Novidades sobre o mundo automobilístico