Vitória (ES), edição de 07 de janeiro de 2005

Defesa de André usará condição de
colaborador para tentar libertá-lo



Priscilla Coelho
Foto capa: Diana Fernandes


A defesa do ex-diretor da Assembléia Legislativa André Nogueira (foto) vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), na semana que vem, para tentar restabelecer a liberdade de seu cliente, alegando a nova condição que ele adquiriu, de réu colaborador nos inquéritos sobre desvios de dinheiro da Assembléia Legislativa. De acordo com o advogado Edson Viana, "não há indício concreto de que André venha a atrapalhar as investigações".

"O André sempre se colocou à disposição das autoridades para colaborar no andamento dos processos. E, além disto, meu cliente pretende permanecer em Vitória. Ele também nunca intimidou qualquer pessoa que esteja acusada de envolvimento no caso", disse o advogado.

Edson explicou que o pedido de habeas-corpus será protocolado em relação ao processo da Fibra com a Assembléia, em que a Justiça decretou a prisão de André pela terceira vez.

Quanto ao irmão do ex-diretor, Cesar Nogueira, que foi preso no dia 9 de dezembro último na delegacia da Praia do Canto, Edson Viana disse que o pedido de efeito extensivo da liminar concedida para Flávio Nogueira foi indeferido pelo desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

O julgamento do mérito do pedido em favor de Cesar Nogueira deve acontecer na próxima quinta-feira (13), caso entre na pauta do Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça.

Interrogatório

Está confirmado para a próxima terça-feira (11), a partir das 9 horas, o início da fase processual dos interrogatórios de todos os envolvidos no esquema Lineart. O interrogatório será feito pelo juiz da 8ª Vara Criminal de Vitória, Paulino José Lourenço. Os advogados de defesa podem participar das oitivas. Como serão interrogadas as cinco pessoas da família Nogueira, e os demais acusados, é possível que a primeira fase do processo dure uma semana ou mais.