| |
Foto: Acervo Seculo
|
|
|
|
Para homenagear Nossa Senhora da Penha em procissão animada por tambores de congo, na próxima segunda-feira (24) acontece em Roda D'Água, Cariacica, o tradicional carnaval de congo.
Inicialmente, às 8h da manhã, será feita uma procissão com a imagem da santa com a participação apenas das bandas municipais, da associação de Roda D'Água, até à fazenda Membeca, onde será realizada a festa. Ao meio dia, as bandas convidadas serão recepcionadas para um almoço. Em seguida, começam as batidas do congo.
Sete bandas - sendo cinco adultas e duas mirins - de Cariacica, junto a dez bandas convidadas de alguns municípios do Estado e três grupos folclóricos - mistura de congo com outros ritmos, como o reggae - se apresentam na Fazenda Mebeca, a partir das 13 horas.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer estima que 40 mil pessoas participem do Carnaval.
História
A presença dos mascarados transformou-se numa brincadeira tradicional do evento. Os moradores utilizam uma técnica rústica e materiais simples como o papel, cola e tinta para produzir as máscaras que escondem a identidade de alguns congueiros até o final do carnaval. Hoje, a máscara é uma das peculiaridades do Carnaval de Congo de Cariacica.
Das antigas comunidades até as gerações atuais, a festa mantém seus traços originais e ainda incorpora novos instrumentos, como a casaca. Atualmente, os filhos do Mestre Tagiba também tocam tambores na Banda. Jocimar de Jesus Ferreira, 20 anos, pretende manter essa tradição e passá-la para seus filhos. "Acompanho meu pai desde os cinco anos de idade. Dou o maior valor ao congo. Por meio do congo, conheci muitos lugares", disse. A festa foi realizada pela primeira vez no bairro Piranema e depois passou a ser festejada em Boa Vista e Taquaruçú.
A mais antiga congueira da região, Dona Idália Ferreira Alves, 78 anos, também cantou e dançou o congo boa parte da vida. Hoje, impossibilitada de participar do congo, prefere manter na lembrança as belas recordações da batida do tambor, do grito do mestre, do rosto do irmão Gabiroba e da música que, segundo ela era sua preferida:
"É meia noite morena
tá na hora do galo cantar.
O galo canta de alegria
e nós canta pra não chorar"
Saiba mais!
Para maiores informações sobre como chega a Roda D`Água, ligue para (27) 3336-3339
|