Vitória (ES), edição de 24 de abril de 2006          

   
 
Destaque
   
Semana política começa com forte cheiro de pizza
no ar: mensalistas articulam boicote a depoimentos


 Foto: Carlito Medeiros / Bernardo Coutinho
  

Os ares de Brasília - onde as absolvições de deputados envolvidos no escândalo do mensalão se sucedem a cada votação em plenário - estão contaminando a atmosfera política capixaba. A semana promete ser agitada na Assembléia Legislativa, não porque a Corregedoria da Casa ganhe força para punir os mensalistas locais, mas, ao contrário, porque ela está perdendo gás a cada uma de suas sessões. É que estão marcados para esta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) os depoimentos dos deputados José Tasso e Gilson Gomes, do PFL, nos processos a que respondem na Corregedoria por suspeita de apropriação indébita de dinheiro público. Nos bastidores, o comentário que circula com insistência é de que há uma movimentação para boicotar os depoimentos. José Tasso, por exemplo, anda dizendo, segundos seus colegas de plenário, que precisa de tempo para poder se preparar. Gilson Gomes está ausente da Casa há duas semanas. Não compareceu, sequer, à prestação de contas do governador, na última quinta-feira (20). Conclusão: os denunciados deverão alegar desconhecimento da intimação para que prestem depoimentos.
» Leia mais
  

 
Caso Denadai /
Crime Organizado
      
      

    
Opinião  
Renata Oliveira    Editorial

                            Socioeconômicas   

Colunistas  
Antônio Medeiros
Política
e nuvens

José R. Mignone
Relato II


Manaíra Medeiros
É dos
negros, sim!

Caetano Roque
Que cara
de pau!

 
Renato Paoliello
Vitória



  Caderno Atrações   


  Notícias
  
Política
CPI dos Correios
nega nova denúncia
contra Nilton Baiano

O nome do deputado federal Nilton Baiano (PP) não está em nenhuma lista nova da CPI dos Correios. Um ofício do relator da CPI, Osmar Serraglio, garante que não houve qualquer encaminhamento ao Ministério Público e à Polícia Federal de lista contendo indícios para investigar mais cinco deputados, que poderiam ter recebido recursos do chamado valerioduto.
» Leia mais
  
  
Urbanismo
GV: integração traz à
tona divergências nas
ações dos políticos

A integração das ações dos municípios da Grande Vitória ainda não se concretizou e desperta as mais diversas opiniões entre os entes envolvidos no processo. A formulação de políticas comuns é consenso entre três administradores metropolitanos. Os prefeitos de Vitória, João Coser, e de Vila Velha, Max Filho, e o deputado estadual Cláudio Vereza, convergem no objetivo, mas divergem na forma.
» Leia mais
  
  
Sindicatos
TST reconhece direito
a registro de portuários
no Espírito Santo

O Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalhador Portuário Avulso do Estado (Ogmo-ES) e a Intersindical da Orla Portuária receberam um revés do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no final da semana passada. O TST decidiu que cerca de 70 portuários, considerados irregulares, têm o direito de continuar trabalhando, apesar de não terem vínculo com o Ogmo.
» Leia mais
  
  
Sindicatos
Gerente da Fertilizantes
Heringer intimida
funcionários sindicalistas

A situação dos funcionários da Fertilizantes Heringer vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores em Celulose e Fertilizantes (Sinticel/foto) está a cada dia pior. O gerente Evandro Bujanski mandou 15 funcionários embora, no último dia 11. Além disso, há descaso com os problemas de saúde dos empregados, expostos à periculosidade e à insalubridade, de acordo com o Sinticel.
» Leia mais
  


 
 
 

 
 

  Outras notícias
  
Ciência e Tecnologia
Prefeitura de Vitória
autorizada a criar
Escola de Química

A prefeitura de Vitória já pode instituir uma Escola de Química. O Poder Executivo foi autorizado neste sentido pela Lei nº 6.583, sancionada pelo prefeito João Coser. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e integrará o Sistema Municipal de Ensino. Autoriza a prefeitura a manter parcerias com o Conselho Regional de Química da 3ª Região.
» Leia mais
  
  
Meio Ambiente
Projeto do governo
federal vai organizar
ocupação da orla no ES

Uma comissão capixaba irá a Caraguatatuba, em São Paulo, nos dias 15 e 19 de maio, para participar de uma oficina do projeto do governo federal intitulado "Projeto Orla". A iniciativa visa a capacitar profissionais para ampliar o projeto no Estado na gestão compartilhada da orla, compatibilizando as políticas ambiental e patrimonial das terras da União. » Leia mais
  
  
Meio Ambiente
Curso prepara técnicos
para facilitar criação
de reservas particulares

Cento e vinte técnicos do Iema, Idaf e Incaper, lotados em todos os municípios do Estado, serão capacitados para facilitar o processo de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) estadual. Serão formadas duas turmas para o curso, que será realizado na Reserva da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em Linhares.
» Leia mais
  
  
Enquete
Você concorda com a recusa da Vale em não vender minério à Siderúrgica Oriente, de Fundão, que pode ser forçada a demitir todos os seus empregados?
Não, discordo, empregos são sagrados;
Sim, ela vende a quem quiser:
O governo deve mediar essa questão;
Prefiro não opinar.
Ver Resultados
  

» Obituário
Meio Ambiente  
 
 

 

 

 


Outros cadernos:  
 
 
 
 
 
 

SÉCULO DIÁRIO - Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados.