Fotos: Projeção/Iphan
|
|
|
A prefeitura de Vitória está vendo a questão da licença do projeto Nova Cidade de forma muito simplista. A discussão deve ser mais aprofundada porque o que está em jogo é muito mais do que a questão paisagística. A opinião é do vereador Luciano Rezende (MD), que defende a não- concessão da licença para o início da construção do conglomerado na Enseada do Suá.
Para o vereador, a prefeitura deveria ter se posicionado sobre o projeto, negando a licença. Ele acredita que o conglomerado de 714 apartamentos, distribuídos em 13 torres de 19 andares cada, não vai se restringir àquela região.
"Não vai parar ali, porque a pressão do mercado imobiliário é muito grande. Nós já vimos isso acontecer. Foi assim em Vila Velha e agora, em Nova Guarapari. Começa com um prédio e daí a pouco está um adensamento populacional enorme", explicou o vereador.
Luciano considera o projeto totalmente inadequado para o local, tanto no que diz respeito ao gabarito quanto ao padrão de ocupação. Para ele, o impacto urbano será muito maior do que o que está sendo pensado pela prefeitura, já que, para oferecer infra-estrutura aos novos moradores, será preciso aumentar a oferta de transporte, saúde, educação e outros serviços.
"Do jeito que o projeto está sendo apresentado, em 20 anos teremos realmente uma nova cidade dentro da cidade de Vitória", previu.
Fotos: Projeção/Iphan
|
|
|
Ele destaca ainda que a região a ser atingida é a mais bonita da cidade e que o local é usufruído por moradores da Grande Vitória. Outro ponto lembrado pelo vereador é a questão da alteração da vista do Convento da Penha. "Em 2008, o Convento comemora 450 anos de existência e, se esse projeto for aprovado, a cidade vai dar um presente de grego ao monumento", disse, explicando que a construção desrespeita a Constituição, pois encobrir ou alterar a vista de um patrimônio tombado pelo Patrimônio Histórico pode ser punido até com a demolição do obstáculo. "Por isso acho que a prefeitura deve dar um tratamento mais adequado a um projeto que vai alterar um os dois principais cartões postais do Estado, a baía de Vitória e o Convento da Penha".
Ele citou exemplos de duas construções que estão de acordo com o urbanismo local, como o Shopping Vitória, que pertence a um dos sócios do conglomerado Nova Cidade, e um prédio inteligente que está sendo construído na Enseada do Suá. O prédio foi projetado de forma que não impede a vista do Convento.
Leia mais:
|