Vitória (ES), edição de 01 de fevereiro de 2006

GV registra queda de 6,75% em
homicídios; meta é superar os 10%


Paulo Rogério
Foto capa: Secom

A PM iniciou nos últimos dias diversas ações coordenadas para um dos objetivos mais importantes deste governo: redução de 10% do número de homicídios na Grande Vitória. De janeiro de 2003 a dezembro de 2005, a queda foi de 6,75%. Dados da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) mostram que boa parte da redução vem de Vila Velha, onde houve diminuição de 32,54% no período.

Serra e Cariacica continuam a dar dor de cabeça às autoridades da segurança pública. O número de assassinatos nas duas cidades esteve bem acima das outras na Região Metropolitana, que registrou média diária de 3,41 mortes de 2003 a 2005. Pelo planejamento das autoridades, a maioria dos assassinatos tem ligação com o tráfico de drogas e ao consumo de bebidas alcóolicas em bares de regiões periféricas.

"A redução de 10% é uma meta estipulada no planejamento de segurança deste governo. Porém, a atual gestão da Segurança constatou que é possível superar esta meta até o fim deste ano com os investimentos que foram realizados nos últimos meses", completou o chefe do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), coronel Enio Chaves dos Reis.

No final de 2004 a Sesp foi surpreendida com um tímido aumento: elevação de 0,62%. Nos 12 meses de 2003, 1.287 pessoas foram assassinadas. No mesmo período de 2004 foram 1.295 mortes registradas. Passado o susto a campanha ganhou fôlego.

Quando comparados 2005 e 2004, os dados revelam queda de 7,33% - 1.200 vítimas fatais em 2005. Porém, o sentimento da população não reflete a última vitória das autoridades, e os números provam isso.

Redução de homicídios em Vila Velha

Somente Vila Velha apresentou redução contínua, desde o início do governo Paulo Hartung. Em 2005 foram 212 ocorrências, contra 236 no ano anterior, e 281 em 2003. Isto pode ter ligação com estratégia ou políticas sociais, uma vez que o efetivo policial é quase o mesmo de Vitória ou Cariacica.

A diferença de PMs nos 4ª e 1º Batalhões, (Vila Velha e Vitória, respectivamente), por exemplo, não é tão grande. Mesmo assim a Capital só registrou elevação: 157 em 2003, 191 em 2004, e 195 em 2005. No início da segunda quinzena de janeiro deste ano, o 4ª Batalhão contava com 639 soldados, enquanto o comando da Capital tinha 616 homens disponíveis.

Serra e Cariacica

O trabalho da polícia tem dado resultados nos municípios de Serra e Cariacica, mas mesmo assim o total de homicídios é muito elevado. Em 2003, 395 pessoas foram executadas em Serra. Posteriormente, ocorreram 415 assassinatos em 2004, e 346 em 2005. Cariacica registrou 348 homicídios em 2003, 331 em 2004, e 328 no ano passado.

Algumas das regiões onde se concentra o foco da violência, nestas cidades, estão no distrito de Jacaraípe, nos bairros Feu Rosa, Vila Nova de Colares (Serra), Rio Marinho, Castelo Branco e Sotelândia (Cariacica)

"Diversos bairros desses dois municípios são bem problemáticos. A polícia tem feito cercos nas áreas mais problemáticas deles e dos outros municípios", afirmou o chefe do CPOM.

   

A Polícia Militar iniciou nesta semana a operação "Ações Integradas para Preservação da Vida". As ações fazem parte das novas estratégias definidas pela Sesp para diminuir o número de vítimas de homicídios na Região Metropolitana.

São intensificadas as abordagens em regiões que apresentam movimentação de tráfico de drogas, além de locais próximos a bares com histórico de consumo excessivo de álcool, entre 18h e meia-noite. Nas operações dessa semana já foram cumpridos diversos mandados de prisão, busca e apreensão. Na próxima semana a PM reformulará a forma de atuação, acompanhado o movimento dos atos criminosos nos municípios.