Vitória (ES), edição de 20 de janeiro de 2006

Culto e emoção no velório de
Edson Vargas na Assembléia



Renata Oliveira


A emoção tomou conta da Assembléia Legislativa na manhã desta sexta-feira (20) durante o velório do deputado Edson Vargas. Várias autoridades estiveram presentes para prestar solidariedade à família. O governador Paulo Hartung (na foto, presente ao velório) lamentou a morte do deputado e lembrou a importância da atuação dele na aprovação do Orçamento do Estado.

"Ele relatou matérias importantíssimas do governo, como o próprio Orçamento que acabou de ser aprovado e ainda nem foi enviado ao Executivo. Trata-se de uma matéria que é um é um dos elos fundamentais da reconstrução do Estado, que passa pela questão da reconstrução fiscal. Era um deputado realista, um companheiro, um amigo. O que aconteceu foi uma violência, uma brutalidade que consegue desestruturar todos nós", lamentou.

Hartung, que chegou ao plenário da Assembléia por volta das 10h30, cumprimentou a viúva e os filhos de Edson e disse que ficou chocado com a violência do acidente. "Edson era um amigo. Eu o conheci na campanha de governador. Era um deputado jovem, no início muito inexperiente mas sempre com muita capacidade de ouvir e foi assim que ele se transformou em presidente da Comissão de Finanças", disse.

Os demais deputados foram chegando aos poucos ao plenário. Muitos estavam visivelmente abalados. Boa parte do secretariado do Estado também esteve no local, além de prefeitos, vereadores e correligionários.

Sobre o caixão foram colocadas as bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e do PMN, partido do deputado, além do diploma de deputado de Vargas. O plenário ficou lotado. No corredor que dá acesso ao plenário várias coroas de flores foram depositadas.

Por volta das 11horas teve início um culto, dirigido pelo pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória, Eliomar Santos. O corpo do deputado Edson Vargas estará sendo enterrado esta tarde no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras. O enterro foi antecipado das 17h para às 16h a pedido da família.

Quanto à sessão da próxima segunda-feira (23), o presidente da Casa, César Colnago (PSDB), está avaliando junto às lideranças dos partidos a possibilidade de que seja transformada em uma sessão solene de homenagem ao deputado morto.

"Estamos nos últimos dias da convocação e temos ainda quatro matérias a serem votadas, a dos Sem Terra, uma da Educação, outra da Saúde e uma na área de transportes coletivos. A idéia inicial é de a gente ler o expediente e depois transformar em uma sessão solene de homenagem. Meia hora de Expediente, que aí não param os processos, e na terça-feira (24) votaríamos os projetos", disse Colnago.

O deputado Edson Vargas (PMN/foto) morreu no início da tarde desta quinta-feira (19) em um acidente automobilístico ocorrido no quilômetro 189,7 da BR 101 Norte, na localidade de Guaraná, distrito de Linhares. O parlamentar seguia em direção a Vitória quando bateu de frente com uma carreta da transportadora Transjóia, que trafegava em sentido contrário.

Natural de Afonso Cláudio, Edson Vargas tinha 47 anos, era casado e deixa quatro filhos (Thiago, Guilherme, Almir e Marcio Luiz). Era contador e tinha uma empresa de contabilidade com o irmão Jefferson Vargas, a Contatos.