O estudante curitibano, Raul Wolf Pedroso, está entre os sete finalistas do concurso "Altran Engineering Academy 2006", promovido pela Altran, consultora de tecnologia da Renault F1 Team. Trata-se de uma competição que oferece como prêmio a oportunidade única uma vaga de seis meses na Renault F1 Team para o desenvolvimento do projeto proposto pelo vencedor. Apesar de, em 2006, o Brasil ter ficado de fora dos grupos compostos por 22 países, Raul, que está no último ano do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná, conseguiu sua vaga graças à participação em um intercâmbio com a universidade francesa INSA Lyon - Institut Nacional de Sciences Appliquées de Lyon.
Raul e os demais estudantes classificados para a final do concurso, que acontecerá em Enstone, na Inglaterra, apresentarão seus projetos no dia 31 de julho, nas instalações da Renault F1 Team. "No dia nove de junho, fui comunicado que eu estava classificado para a final francesa. No dia 16, apresentei o meu projeto por videoconferência e fui escolhido vencedor. Participaram desta etapa outros três estudantes, de origem francesa", conta ele.
Com projeto destinado à área de motores, o estudante propõe um novo sistema de admissão de ar nos motores de F1 da Renault. Dentre os campos propostos pelo concurso, o projeto do estudante se enquadra em control systems e performance engineering. "Com este projeto, espero representar da melhor forma possível a França e o Brasil, além de poder mostrar que o Brasil tem, além de grandes pilotos de F1, idéias inovadoras para o mundo automobilístico, desenvolvidas pelos alunos de suas universidades", conclui Raul.
|