Existe o tempo, seja como um mecanismo de mudanças constantes ou como um ser, dotado de força própria para desenvolver um mistério? "Dois Instantes": assim é chamada a exposição do trabalho do artista plástico Miro Soares. São três fases de procura pelo tempo, utilizando o café solúvel em vidro para propor ao público novas leituras da realidade.
Tais leituras podem ser do mundo, de si mesmo, da vida, da arte. A exposição, que será inaugurada nesta terça-feira (18), às 19 horas, na Galeria Homero Massena, Cidade Alta, Centro de Vitória, faz parte da série "Real Tempo", iniciada há dois anos.
A série começou a partir da interação entre o café solúvel e o papel. "Era algo entre desenho e pintura, meio que numa dimensão única, para começar a dialogar com o tempo mesmo", situou Miro. A segunda edição da série proporcionou ao público uma visão do tempo, mas do ponto de vista do chão. Na verdade, usando as paredes e o chão do local, Miro também expôs, numa instalação, um pouco do seu questionamento sobre um tempo desmedido.
Na edição de 2006, a proposta é tridimensional, a partir do instante em que Miro desloca da parede uma parte do vidro, que foi usado para a produção da obra. "A poética não trata apenas do tempo cronológico, mas talvez de algo existencial. O tempo é o tema central, mas o café é um material plástico, muito mais do que um elemento conceitual", explicou Miro.
Obras mutantes
Outro instante da exposição é a característica mutante das obras, herdada da constituição do material. A tinta industrial desenvolveria um comportamento previsível, segundo Miro. "O material orgânico vai se recompondo ou fazendo novas composições, inclusive criando texturas", afirmou.
Miro vem de uma história de experimentações com outros materiais orgânicos, como o sangue e a terra, que também são aptos a transformações temporais. O artista ainda lembra que a exposição acontece desta terça-feira (18) até 14 de agosto, mas, durante esse processo, as obras passarão por uma transformação. A abertura de "Dois Instantes" terá 16 trabalhos expostos, porém, até do final da exposição, o artista ficará no próprio local, desenvolvendo novos trabalhos, ainda pensando no tempo "real", desta vez, tridimensional.
Serviço
"Dois Instantes", terceira edição da série "Real Tempo", iniciada por Miro Soares em 2004. Inauguração nesta terça-feira (18), na Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Centro, Cidade Alta, Vitória, às 19 horas. Encerramento: dia 14 de agosto.
Saiba mais!
Clique aqui e acesse o site de Miro Soares
|