| |
Foto: Divulgação
|
|
|
|
O filme Vinícius (2005), que foi sucesso de crítica nacional e de público nos cinemas, chega em DVD no mercado de varejo em abril. Numa caixa bem elaborada, Vinicius está disponível nas prateleiras das principais livrarias, hipermecados, lojas de CDs e DVDs, magazines e sites de vendas com dois discos: um de filme e outro com extras exclusivos.
Com depoimentos comoventes e curiosos de amigos e grandes personalidades brasileiras como Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tônia Carrero, Toquinho, Carlos Lyra, Antônio Candido, Edu Lobo, Francis Hime e Miúcha, o longa traz interpretações de Camila Morgado e de Ricardo Blat.
O show, o ponto de partido do longa, conta com grandes músicos da MPB - Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Zeca Pagodinho, Yamandú Costa, Renato Braz, Mônica Salmaso, Mariana de Maraes, Sergio Cassiano, MS Bom, Nego Jeif, Lerov e Mart`nália - interpretando grandes sucessos musicais de Vinicius.
Nascido em 1913 no Rio de Janeiro de família de classe média, Vinicius de Moraes foi testemunha e personagem de importantes transformações na cidade e desenvolveu um dos percursos mais originais e fecundos da cena cultural brasileira do século XX. Um dos exemplos foi em 1956, em que ousou reunir a cultura erudita e popular em Orfeu da Conceição, obra que garantiu Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1956, bem como o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sua "Garota de Ipanema", em parceria com Tom Jobim é uma das músicas mais tocadas em todo o mundo, em todos os tempos.
O longa não se restringe apenas à vida artística de Vinicius, sua vida pessoal, marcada por muitas paixões, nove casamentos e amizades duradouras, também é retratada por raridades em arquivos, depoimentos de amigos e familiares.
| |
Foto: Divulgação
|
|
|
|
O documentário
A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos.
Saiba mais!
Vinícius foi o filme de abertura do Festival de Cinema do Rio de Janeiro de 2005; Dirigido por Miguel Faria Jr., que ganhou o Kikito de Ouro do Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção por "Stelinha" (1990). A produtora do longa é Susana de Moraes é filha de Vinicius de Moraes; o DVD tem como extras: "Músicas - Um Olhar Detalhado", "Cenas Inéditas", "Entrevistas", "Trailer e Comercial", "Galeria de Fotos".
|