| |
Destaque
| |
ONG alerta que nova licença à CVRD deve
considerar impactos à saúde da população
Fotos: Riokan, Isaumir Nascimento
e Ricardo Medeiros
| |
|
A 8ª usina da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e o aumento de produção das outras usinas não podem ser licenciados antes que se determine qual o custo do impacto que vão provocar à saúde da população. Isso somado ao impacto à saúde do funcionamento iminente do 3º alto forno da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). O alerta é do presidente da Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema), Freddy Montenegro Guimarães, e feito tanto à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, como ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ao Conselho Estadual de Saúde (CES) e às prefeituras da Grande Vitória. A Acapema é a mais antiga ONG ambiental do Estado. Ao fazer o alerta que os órgãos licenciadores não podem ignorar os impactos dos novos empreendimentos sobre a saúde da população, o presidente da ONG destacou que esta é uma exigência da Lei Estadual 6066, de 31 de dezembro de 1999.
| |
|
|
|
| Opinião |
 |
Rogério Medeiros |
|
 |
Editorial
|
|
| Colunistas |
|
 Antônio Medeiros
|
 Geraldo Hasse
|
 José R. Mignone
|
|
 Caetano Roque
|
|
|
 Luis E. Moreira
|
 Renato Paoliello
|
 Wanda Sily
|
 Ubervalter Coimbra
|
 Tavares Dias
|
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
| |
|
Eleições 2006
|
PDT prepara convenção,
tentando convencer Max
Mauro a disputar o Senado
A semana será de muita expectativa para a militância do PDT no Estado, pois nesta sexta-feira (30), acontece a convenção do partido. Até lá, o trabalho da direção será o de convencer o ex-governador Max Mauro (foto) a se candidatar ao Senado, para fortalecer a legenda e manter o leque de alianças. A convenção do PDT será a partir das 15 horas no Teatro de Vila Velha, simultânea à do PMDB, que será em Vitória.
|
|
|
|
| |
|
Eleições 2006
|
Otimista, prefeito da
Serra aposta na eleição
de Vidigal ao governo
Embora saiba que terá uma dura batalha pela frente, o PDT tem grandes esperanças na eleição do ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal. É nisso que acredita o atual prefeito do município, Audifax Barcelos (foto). Ele aposta no discurso voltado para o social para combater a boa avaliação que o adversário do grupo, o governador Paulo Hartung, tem da população em relação ao governo passado.
|
|
|
|
| |
|
Cidades
|
Rodoviários não vão
parar nesta 3ª, mas já
estão em estado de greve
"Nossos colegas começaram a afixar panfletos nos ônibus alertando sobre o estado de greve", informou o presidente do Sindicato dos Rodoviários no Estado (Sindirodoviarios-ES), Carlos Alberto Mazzoni. A greve pode começar nesta quinta-feira (29) em toda a Grande Vitória. O alerta de "estamos em estado de greve" foi visto pelos usuários dos sistemas municipais e da Grande Vitória.
|
|
|
|
| |
|
Economia
|
Arcelor se funde à Mittal
e forma maior grupo
siderúrgico do mundo
A gigante da siderurgia mundial, a européia Arcelor, controladora da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), anunciou neste domingo (25) sua fusão com outra gigante, a Mittal Steel, que é líder mundial na venda de aço. Juntas, elas produzirão 116 milhões de toneladas de aço por ano com faturamento de 60 bilhões de Euros, liderando o mercado, com produção três vezes maior que os outros concorrentes.
|
|
|
|
|
| |
|
Meio Ambiente
|
Capixabas podem
concorrer a R$ 350 mil
para recuperar mata
As organizações capixabas podem concorrer a recursos de até R$ 350 mil para projetos que visem a manter ou recuperar a mata atlântica. Os recursos estão disponíveis no Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) da Mata Atlântica, programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os projetos devem ser inscritos até o final de agosto.
|
|
|
|
| |
|
Meio Ambiente
|
Rede Alerta exige
unidades de conservação
livres de eucalipto no ES
As providências adotadas pelo Ibama na Bahia para proteger as unidades de conservação do eucalipto e outras espécies exóticas devem ser implementadas no Espírito Santo. A proposta será discutida em audiência pública na Assembléia Legislativa, com participação do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, e apresentada à Gerência do Ibama capixaba.
|
|
|
|
| |
|
Meio Ambiente
|
Empresa presidida por
Motta terá restrições com
zona que protege Abrolhos
Um documento comprova o interesse pessoal do senador capixaba João Batista Motta (PTB) em acabar com a Zona de Amortecimento do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que abrange o norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Este mostra que o senador é presidente da Cooperativa dos Criadores de Camarão do Extremo Sul da Bahia (Coopex), que com a criação da zona, só poderá funcionar com autorização específica do Ibama.
|
|
|
|
|
|
Meio Ambiente
Outros cadernos:
|
|