Vitória (ES), edição de 05 de outubro de 2006    
     Capa       Agendas       Cinema         Dicas       Exposições       Rapidinhas       Arquivo       Expediente         Fale Conosco
Cinema nacional na TV Cultura



Da Redação







  
Foto: Divulgação
  

A TV Cultura exibe neste sábado (7), às 22h30, "Festa", filme brasileiro de 1989, com direção de Ugo Giorgetti e com Antônio Abujamra, Jorge Mautner, Otávio Augusto, Ney Latorraca, José Lewgoy e Patrícia Pillar no elenco.

Ponto comum em vários trabalhos de Giorgetti, o diretor utiliza também neste filme de alguma forma personagens urbanos e paulistanos para narrar suas histórias, às vezes ácidas, outras sarcásticas.

Em "Festa", um tocador de gaita, um jogador de sinuca e seu velho assistente são contratados para animar uma festa em uma mansão. Enquanto não são chamados para mostrarem sua "arte" para os "bacanas", eles aguardam no salão de jogos. Durante a espera, discutem sua situação e mantêm contato com os garçons e empregados, que são dirigidos por um autoritário mordomo. Os três artistas passam a noite ouvindo a festa, que acontece no andar de cima.

O filme utilizou um único cenário para suas filmagens, um salão localizado nos subúrbios de São Paulo.

O filme ganhou seis Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Adriano Stuart e Antônio Abujamra), Melhor Roteiro, Melhor Figurino e Melhor Edição de Som e também o Prêmio da Crítica. Recebeu ainda dois Troféus APCA, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator (Adriano Stuart), concedidos pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo e cinco prêmios no VI Rio Cine Festival, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Otávio Augusto), Melhor Roteiro, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Giorgetti

O diretor e roteirista Ugo Giorgetti nasceu em São Paulo em 1942. O início da carreira foi como diretor de filmes publicitários para televisão. Na década de 1970 dirigiu seu único curta-metragem, "Campos Elísios" (1973), sobre o bairro paulistano que dá nome ao filme.

Seu primeiro longa-metragem foi "Quebrando a cara" (1977), um documentário sobre o pugilista Eder Jofre. Em 1985, fez a ficção "Jogo Duro", sobre marginalizados que disputam a ocupação de uma casa em bairro nobre de São Paulo.

A comédia "Festa" (1989) foi a segunda ficção do diretor. Seu quarto longa-metragem, novamente uma comédia, foi "Sábado" (1994), sobre a gravação de um comercial em um prédio decadente.

No ano de 1997 realizou "Boleiros, era uma vez o Futebol", que fala sobre o universo do esporte que é paixão nacional. Em 2002 dirigiu "O príncipe", filme em que um exilado político, de volta ao país, serve de elemento para uma crítica à sociedade paulista atual. Seu filme mais recente é "Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos" (2006), que é uma continuação do filme de 1997.

Além dos longas, Giorgetti continua a atividade de documentarista, seja como realizador, em "Uma outra cidade - Poesia e Vida em São Paulo nos Anos 60" (2001), seja como produtor, em "À margem da imagem" (2002), de Evaldo Mocarzel, vencedor do Kikito de melhor documentário do Festival de Gramado em 2003, e "Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia", também dirigido por Evaldo Mocarzel.

Serviço

O filme "Festa" (Brasil, 1989, 87 min.) vai ser exibido neste sábado (7) na TV Cultura, às 22h30.


 

Leia Também:
    
Agendas
Turismo e Cultura do ES

Século Diário
Notícias do dia

Veículos
Novidades sobre o mundo automobilístico