Pelas grotas da Serra do Escondido





Tavares Dias


"Lá na Serra do Escondido tem tanta variação de verde que os meninos que moram, com suas famílias, em bonitas casas dependuradas pelas fraldas da montanha, costumam brincar de ver quem é capaz de descobrir e apontar o maior número de tonalidades das folhas e flores e cascas de árvores, de ramagens, de cipós e embiras, do musgo que recobre as pedras, e das trepadeiras e da vegetação aquática, sem contar o verde de borboletas, insetos, pequenos batráquios, da grama e da capoeira.

"Lá na Serra do Escondido cantam o sabiá-da-praia, o sabiá una, o tico-tico, o azulão, o canarinho-da-terra, o bicudo, o sanhaço, a araponga, o coleiros, o estrelinha, o trinca-ferro, o pintassilgo, o peixe-frito, o puxa-saco-de-fazendeiro, o tiê e a rolinha - marrom e fogo-pagou. De aves maiores, ainda se podem encontrar, por lá, a juriti, a pomba trocau, a saracura, a saracura-três-potes, o jacu, a jacupemba, a jacutinga, o mutum, o macuco, o gavião-de-penacho, o gavião-tesoura, o gavião-rapina, o gavião-vaqueiro e o gavião-pombo, a garça, o frango-dágua, a piaçoca, o martim-pescador, o marreco e o ererê.

"Lá na Serra do Escondido tem árvore coberta de flor, tem touceira de flor, tem moita de flor, tem tapete de flor que vai daqui lá no lonjão, tem fileira de flor que vai margeando, de um lado e de outro, trilhas sinuosas que vão floriguiando o vivente em suas incursões pelas maravilhas da paisagem serrana, reinado de roseiras brancas e de roseiras rosas, mesmo, das grandonas, e também de roseiras-do-mato, tanto chamadas também de buganvílias e de lustrosas, e de graxas, e de onze-horas, e margaridas, e maria-sem-vergonhas, e sapatinho-de-judias, e miosótis, e beijos e também acácias e flamboyants.

"Lá na Serra do Escondido vivem o bugio, o macaco-prego, o muriqui, o mico-estrela, o mico-leão-dourado, o mico-da-cara branca. São vizinhos do quati, da paca, da capivara, da anta, do ouriço-caixeiro, da jaratataca, do tamanduá, do gambá, da cuíca, do guará, do coelho e da preá. E também moram no local a jaguatirica, o gato-do-mato e a onça-pintada. Nas lagoas formadas em suas grotas rodeadas de moitas de ubás, vivem ainda o jacaré, a traíra, a cará e o lambari".

Toda vez que o ribeirinho e pescador Bastchão Bedurri conta essa história, é certo que algum ouvinte pergunte onde fica a Serra do Escondido. Um quer visitar, o outro quer pescar, outro anda deseja caçar, e até quem pense em tirar lenha.
E a resposta divertida de Bedurri é sempre a mesma:
-Se eu dissesse onde fica, aí já não seria a Serra do Escondido. Seria a Serra do Devastado, ou a Serra do Desmatado, ou a Serra do Erodido, ou a Serra da Queimada, do Arado, do Pasto, do Loteamento. Mas, pra não deixar você sem resposta, imagine que a Serra do Escondido é um lugar no tempo, um paraíso que só existe no meu coração.