"Tudo tem a sua hora, cada empreendimento tem o seu tempo debaixo do céu."
(Eclesiastes 3:1)
| |
Foto de: Ricardo Medeiros
|
|
|
|
Líder do governo Paulo Hartung, o deputado estadual Élcio Álvares diz que se sente gratificado com o convite de assumir a liderança, sem deixar de mencionar o respaldo dos seus colegas. Depois de ter atuado como governador, senador, ministro de Estado, além de outras funções públicas, Álvares se diz lisonjeado com o seu novo mandato.
Nesta entrevista, o deputado faz uma rápida análise da sua trajetória política, não menos conhecida dos capixabas, que o fez subir ao Legislativo outra vez, mas, talvez, para encerrar sua vida pública em cargo eletivo. Talvez, porque ao final do mandato, Élcio deverá estar com 78 anos de idade. O número não o assusta. Ele diz que nunca é tempo de parar, mas é bom lembrar que Deus "tem um plano" para a sua vida.
O deputado nos oferece algumas pistas sobre esse plano divino, ao mesmo tempo em que ressalta, por várias vezes, a figura do governador Paulo Hartung. Não é de se estranhar, em se tratando de um líder de governo. Mas o Legislativo precisa trabalhar, diz ele, e precisa também de pessoas experientes. Com seu vasto currículo político, o ex-governador do Espírito Santo se mostra emocionado. Mas não se trata de emoção de despedida. Confira.
Século Diário: - Vamos falar das expectativas para o seu novo mandato? Como foi a primeira semana?
Élcio Álvares: - A primeira semana na Assembléia foi marcada por uma tônica muito importante. O que foi conversado semanas antes, foi transformado em atos muito importantes. Votamos vetos, votamos leis, votamos lei complementar, enfim... As ações que foram discutidas e votadas vão se encaminhar num sentido operoso e eficiente, a fim de que possamos realizar o trabalho parlamentar. Para mim, pessoalmente, é uma emoção muito grande voltar, novamente, ao debate, voltar à atividade política. Considero o pessoal, já nesta última semana, bastante positivo. Cada vez mais, eu tenho em conta que a responsabilidade é muito grande. Este mandato representa, na verdade, um instrumento muito sério de trabalho, em relação à experiência que tenho. Quero continuar colaborando com o governo, para que esses quatro anos sejam, realmente, quatro anos efetivos do trabalho parlamentar.
- Como é chegar com essa nova responsabilidade, logo sendo líder do governo?
- (risos) Temos muitas emoções na vida. Acho que uma das emoções mais fortes que tive foi, recentemente, quando o governador Paulo Hartung me convidou para ser líder do governo. Já fui líder no Senado, já tive outros convites, mas esse convite foi muito especial. É importante para alguém como eu, que acompanho a história do Espírito Santo com muito amor e muita dedicação, ser convocado para liderar o trabalho político do governador Paulo Hartung. A liderança do governo, na Assembléia, não deixa de ser uma forma de estar presente no trabalho que o governador vem desenvolvendo. Foi emocionante. As palavras ditas pelo governador me emocionaram bastante, principalmente diante dos nobres colegas. Eu assumo o compromisso de dar o melhor do meu esforço, da minha experiência, trabalhar para o Estado. Fui líder do governo Fernando Henrique Cardoso, foi um momento importante.
| |
Foto de: Ricardo Medeiros
|
|
|
|
O que eu quero dizer é que o que me marcou foi a característica do convite do governador Paulo Hartung. Foi um chamamento para trabalhar, diretamente, em favor do meu Estado. Chamamento também para trabalhar para um governo que está entrando para a história como um dos melhores governos do Espírito Santo. O governador Paulo Hartung anuncia um novo marco. Ao término dos oito anos de mandato, ele está preparando uma geração de políticos que vai constituir, realmente, um novo Espírito Santo, por mais de vinte anos. A liderança de governo é uma forma muito efetiva de estar junto a esse trabalho. A nova forma de administrar o Estado, a nova gestão, é um modelo político importante. Estamos assistindo a uma nova geração de políticos, a um pessoal mais jovem que está entrando na política. Isso é ótimo e eu, com a minha experiência, vou trabalhar no que for possível para colaborar. Recebi o convite do governador Paulo Hartung como uma das maiores honrarias que já recebi em minha vida pública. Peço a Deus que o meu esforço e o meu entusiasmo possam dar ao governador a resposta merecida, em se tratando do novo trabalho que ele vem fazendo. Espero que o trabalho possa ser bem desenvolvido no âmbito legislativo.