Rede Pública Discutida




José Roberto Mignone
Sintonize José Roberto Mignone, diariamente na freqüência 730 AM


Na manhã do dia 12 de julho foi discutida a audiência publica em plenário da Assembléia Legislativa a tão propalada Rede Publica de TV e Rádio (não necessariamente nesta ordem), com a presença de um dos diretores da Radiobrás, mais precisamente o Jose Roberto Garcez. Com um público fraco, o debate foi retransmitido, tanto pela TV Assembléia como pela TVE, que acredito não terem tido lá essa audiência.

Podemos resumir a palestra proferida por Garcez em dois aspectos básicos: o detalhe de se tornar realmente um domínio público, isto é, ter a anuência direta do publico através de diversas representações; e os Três Eixos, como o palestrante definiu o sustentáculo desta rede.

Esses "eixos" têm por divisão a Gestão, que esta sendo discutida e que parece ser o maior problema, pois envolve política diretamente e isso não é bom, o sistema de Financiamento, que também trará muita discussão, já que de uma maneira ou outra a verba sairá do governo e é preciso entender de vez que dinheiro de governo é dinheiro nosso, do povo. Vai daí que o conteúdo, ou seja, qual será a programação desta rede.

Por sermos um país que usa e abusa do clientelismo , haverá problemas sérios para definir o modelo de gestão. E aí estará toda a rede. Há também uma discussão da participação popular no conteúdo. Enfim, embora a vontade do presidente Lula e do ministro Franklin Martins em apressar todo processo, o fato que será necessário muito dialogo, discussão, debate e estudos para a nova rede.

Foi dito que as TVs estaduais, (TVE's) , que certamente servirão de complemento nesse projeto, deverão migrar para o digital. Então o governo estudará uma maneira de doar setbox para as camadas mais populares. Só assim, acredito. Outra coisa interessante: a Rede Pública tem como um dos pilares a Radiobrás. Essa é a dona da Voz do Brasil, o polêmico programa "imposto" pelo governo federal. Parece ironia.

Enfim, não vai ser fácil implantar essa rede. Tem de ser um projeto ousado, inovador, de credibilidade e que enfrente a iniciativa privada de igual para igual. Não gostaria de futuramente ver ou ouvir pessoas se referindo a essa Rede Pública, como "é uma coisa do governo", ou seja está aquém do esperado.

PARABÓLICAS

Graças a Bebel Mendonça, consegui entrevistar no meu programa de rádio, Helder Salomão, Max Filho e Lelo Coimbra, todos ao vivo, num espaço de 3 dias.

Viva Fm na freqüência 94,1 é a proposta de Ricardo Rangel. Fica em Cariacica. Ricardo já trabalhou na Litoral, e na Novo Tempo, onde desempenhou funções comerciais.

Pelo o que temos lido, Franklin Martins terá muito trabalho para consolidar a Rede Pública de Rádio, onde o povo terá de viver opinando, segundo Lula.

E na Rádio Espírito Santo, Paulinho Colatina se constitui um dos melhores editores de som do Estado. Aprendeu com Márcio Adriano e Augusto Oliveira.

JÁ VISITOU HOJE: www.rotamig.blogspot.com ?

MENSAGEM FINAL
Trate as pessoas da forma como elas devem ser, e você as ajudará a se tornarem aquilo que elas são capazes de ser.
Goeth


e-mails:
jrmignone@gmail.com