O documentário
Fabricando Tom Zé, de Décio Prado Jr, estréia nesta sexta-feira (21) no Espírito Santo. O filme será exibido em duas sessões no Cine Metropolis, Ufes (confira horários abaixo).
O filme retrata a vida e obra de um dos mais controversos tropicalistas. O fio condutor desta história é a turnê que ele fez na Europa em 2005. O filme mescla diferentes formatos de vídeo, película e animação para formar uma detalhada visão do universo musical de Tom Zé, para o qual um baixo e um esmeril têm a mesma importância melódica.
Em entrevistas intimistas, o músico fala de diversas fases de sua vida. Sem censura e de forma muito espontânea, ele conta como começou sua carreira na década de 60, fala abertamente do ostracismo nos anos 70 e de seu ressurgimento no início anos 90.
O filme ainda conta com entrevistas de Gilberto Gil, Caetano Veloso, David Byrne e outros.
Fabricando Tom Zé revela porque, aos 70 anos, Tom Zé ainda é considerado um músico de vanguarda, detentor de uma produção e de um estilo único e altamente original de fazer música.
Serviço
Fabricando Tom Zé (Idem, Brasil, 2007, 90 minutos, 12 anos) com Tom Zé, Neusa Martins, Gilberto Gil, David Byrne, Caetano Veloso. Estréia nesta sexta-feira (21), no Cine Metropolis, Ufes. Sessões às 18h e 19h30.
|