Vitória (ES), edição de 13 de junho de 2008    
     Capa       Agendas       Cinema         Dicas       Exposições       Rapidinhas       Arquivo       Expediente         Fale Conosco
Renato Russo chega a Vitória



Melina Mantovani



  
Foto: Divulgação
  

Para os admiradores da carreira de um dos maiores nomes do rock brasileiro, e dono de refrões que hoje estão até na boca de cantor de axé, chega à Vitória o monólogo musical, Renato Russo, que conta a história do líder da banda Legião Urbana, da adolescência até a morte. A peça, que já foi vista por mais de 60 mil espectadores desde o início da temporada, em dezembro de 2006, quando estreou para lembrar 10 anos de morte de cantor, chega à capital capixaba depois de ter passado pelos Centros Culturais do Banco do Brasil de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui, o espetáculo acontece no Teatro Universitário, de 13 a 15 de junho, como parte da programação do CCBB Itinerante, projeto que marca as comemorações dos 200 anos do Banco do Brasil.

O monólogo foi escrito por Daniela Carvalho de Miranda, dirigido por Mauro Mendonça Filho e encenado por Bruce Gomlevsky. A idéia de levar para a cena a vida e a obra de Renato Russo partiu do próprio ator Bruce Gomlevsky. Há dois anos, ele decidiu que queria ser Russo no palco, e procurou então a dramaturga Daniela Pereira de Carvalho para que juntos começassem uma minuciosa pesquisa: leram diversas matérias de jornal, estudaram letras de música, entrevistas de Renato, textos que ele assinou, fizeram entrevistas com parentes e amigos e ainda consultas a livros sobre o cantor.

Bruce Gomlevsky passa duas horas em cena para contar a história de Renato, desde a adolescência em Brasília, passando pelos dois anos em que o músico viveu numa cadeira de rodas lutando contra uma doença raríssima chamada epifisiólise, até o estrelato. Do texto falado, 70% foi colhido em entrevistas e falas do próprio cantor. O roteiro inclui passagens que mostram a banda Aborto Elétrico, as dores e alegrias vividas com a Legião Urbana, a chegada do filho Giuliano, a declaração assumindo a homossexualidade e o desejo de recolhimento.

  
Foto: Divulgação
  
Gomlevsky é acompanhado pela banda Arte Profana, que executa ao vivo as principais canções solo do Legião Urbana como "Há tempos", "Ainda é cedo", "Índios", "Eduardo e Mônica", "Pais e filhos" e "Tempo Perdido". Se você quiser relembrar e cantar com alguém tão semelhante a seu ídolo, a hora é essa: Ao todo, serão 22 musicas.

A peça não conta a história de forma linear, não se trata de uma biografia padrão. Ao contrário, inclui show, projeções, banda ao vivo. O trabalho de Bruce na elaboração da personagem Renato Russo foi tão minucioso que a semelhança entre os dois impressionou a própria família do cantor. A irmã de Renato, Carmen Manfredini, já relatou, em diversas entrevistas à imprensa, ter conseguido enxergar seu irmão na pele de Bruce Gomlevsky. Será que os fãs também vão ter essa impressão?

Serviço
O monólogo musical, Renato Russo será apresentada na sexta (13) e sábado (14), às 21h, e no domingo (15), às 20h. Teatro Universitário, Campus de Goiabeiras, Ufes. Preço: R$ 15,00 e R$ 7,50


 

Leia Também:
    
Agendas
Turismo e Cultura do ES

Século Diário
Notícias do dia

Veículos
Novidades sobre o mundo automobilístico