| |
Fotos: Arquivo Século
|
|
|
|
Neste fim de semana acontece, em Regência, distrito de Linhares, o 19º. Encontro das Bandas de Congo do Espírito Santo, que prevê reunir no Vilarejo cerca de 20 grupos. A reunião dos congos é em homenagem ao herói capixaba José dos Santos Bernardo, mais conhecido como Caboclo Bernardo, que salvou 128 pessoas que naufragaram na baia de Regência no ano de 1887, e foi condecorado como herói pela Princesa Isabel.
A festa começa nesta sexta-feira (30) e termina no domingo (1), quando as Bandas de Congo se reúne na tradicional Capelinha de Caboclo Bernardo, que fica na pousada de Dona Mariquinha, a partir das 9h. Em seguida ocorrerá um desfile das bandas pelas ruas de Regência, com enceramento na praça da comunidade.
Durante a festa em comemoração ao herói capixaba, será lançado o Projeto Caminhos do Caboclo Bernardo, cuja finalidade é refazer os trajetos percorridos por ele nos municípios de Linhares e Aracruz.
Para participar do evento é preciso se inscrever. A inscrição pode ser feita por telefone (3372-1937) ou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Linhares, que fica na Avenida Nilo Peçanha, número 82, no bairro Novo Horizonte. A caminhada será no dia domingo, com saída da Escola Ermentina Leal (Vila do Riacho), às 7h30, e chegada em Regência.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (30)
Início do Campeonato de Surfe
Show com Reggae Ruts
Apresentações Culturais
Sábado (31)
Final do Campeonato de Surfe
Show com Forró Fogo na Coisa
Show com Banda Casaca
Lual na praia
Domingo (1)
Alvorada com Bandas de Congo de Regência e Vila do Riacho
Tributo a Caboclo Bernardo (chegada de bandas de congo de todo o Estado)
Almoço de confraternização
Desfile de bandas de congos
|