Sexta, 17 Mai 2024

Maes estreia exposição sobre herança bantu no Espírito Santo

bantu_claraboia_imagem Claraboia Imagem

EXPOSIÇÃO

Cultura bantu no Maes

Claraboia Imagem

A exposição Sete Caminhos: Do Maes ao Quintal Bantu foi inaugurada na manhã deste sábado e fica em exposição até 8 de janeiro no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo (Maes). São oito instalações sonoras e multissensoriais, além de um mapa interativo que extrapola o espaço do museu e o conecta por meio de sete caminhos ao Quintal Bantu, local no morro da Fonte Grande que serve como importante ponto guardião desta cultura, trazida por povos originários da África Central que aportaram escravizados no Espírito Santo no final do Século XVI. As visitações ao Maes podem ser feitas de terça a sexta-feira, entre 10h e 18h, e aos sábados e domingos, de 10h às 16h.

POLÍTICA CULTURAL

Conselho de Cultura aprova proposta para aumento de receita para cultura

No último dia 6, uma reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou proposta apresentada pelo conselheiro Pedro Padilha para que o governo altere a lei do Fundo Estadual de Cultura, destinando anualmente para o mesmo, 0,5% da receita líquida do Estado para as políticas públicas de cultura. Segundo levantamentos, esse valor chegou a cerca R$ 86,5 milhões em 2021.

CINEMA

Espírito Santo inicia construção de Film Comission 

A criação de uma Film Comission, órgão geralmente estatal com objetivo de atrair e incentivar produções audiovisuais em determinado local, está em pauta no Espírito Santo. Um convênio entre o Sebrae e a Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), contratou a SP Cine, empresa estatal do município de São Paulo, para o processo de estruturação da Espírito Santo Film Comission. A primeira palestra foi realizada e outras atividades, como Meet Up, Consultoria e Curso, estão agendadas para acontecer até novembro. O link para se inscrever para os eventos está aqui.

Filmes premiados disponíveis online 

Divulgação

Em sua oitava edição, o Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, anunciou os vencedores de sua mostra competitiva, na qual 11 filmes nacionais disputavam os prêmios dos júris técnico e popular. Terra de Mulheres, de Oriane Descout, ficou com o primeiro lugar pelo júri técnico, seguido de Cantareira, de Rodrigo Ribeyro, e Saber da Caatinga (foto), de Marília Pinheiro e Ingá. Este último levou também o prêmio do júri popular, ao obter o maior número de votos na plataforma online, na qual os filmes ficam no ar até dia 12 de outubro. Assista-os aqui.

CIRCO

 Secult convida setor circense para debate

A Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) convidou o setor do circo para debater, na próxima segunda-feira (10), às 11h, a o edital de apoio ao circo tradicional capixaba, que contemplará 10 propostas. A atividade para tirar dúvidas será realizado online, pela plataforma Zoom. O link para participar está aqui. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (27) 3636-7073.

ECONOMIA CRIATIVA

Evento lança catálogo e discute geração de renda

O catálogo Projetar: iniciativas solidárias e criativas será lançado na próxima segunda-feira (10), às 18h30 no Colégio Agostiniano, no bairro Parque Moscoso, Vitória, com entrada gratuita. Será publicado online, contendo 124 páginas, que são resultado de um trabalho de apoio a 52 iniciativas de geração de renda par famílias residentes no Centro de Vitória e bairros adjacentes, por meio de atividades de economia solidária e criativa idealizadas por pessoas que participam do projeto da Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral) junto a outros grupos comunitários. Além de lançar o catálogo, o evento vai ter exposição de produtos e discussão sobre as estratégias de geração de renda a partir da economia solidária e criativa.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/