Quinta, 25 Abril 2024

Sem lenço e sem documento

Estão redondamente enganados aqueles que pensam que Rodney Miranda (DEM) é um  novo Cabo Camata. Longe de ser. Pois enquanto Cabo Camata atraía para si a ira das elites, Rodney  criou corpos de segurança para tomar conta da situação. São bem distintas as  formas de controle político idealizadas pelos dois. A  do Cabo era tão estabanada e precária, que mal começou,  naufragou. A do Rodney é veloz e ascendente. Sem limites. Equivale até se prever que não  ficará somente pela prefeitura de Vila Velha. 

 
Em matéria de distinção entre um e outro, enquanto o Cabo fazia o gênero do bravo de rua, em cenas abertas,  mas sem nenhum poder de intimidação, Rodney primou pela estratégia de intimidação e pelo controle.   Cabo Camata foi  objeto dos preconceitos das elites, e Rodney  tomado como o seu próprio protetor. 
 
O Cabo se foi cedo, como um autêntico fora da lei; Rodney, pelos métodos empregados, não deixa também de ser um autêntico fora da lei, safou-se pelo conjunto da  estrutura de poder policial que criou. A começar pelo Guardião, grampeando Deus e todo mundo no Espírito Santo.  E de um sistema de Segurança inseguro e perverso para a população, mas eficiente para as elites capixabas. 
 
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que via nele o instrumento de opressão necessário para tocar os seus governos de exceção, não cogitava que viria a ser – como realmente veio com o tempo – submisso a ele. Pois ninguém, melhor do que PH, sabe do potencial de destruição de Rodney. Uma autêntica figura saída de um pesadelo político.  
 
O poder de destruição do demista está fora de qualquer controle. Caso vença as eleições em Vila Velha, vamos assistir a uma gestão policialesca na prefeitura. No que tange à imagem objetivada, intimidatória,  nos moldes de  PH , com a  história do crime organizado. Apesar de o governo estadual  encontrar-se atualmente em outras mãos (do Renato Casagrande), a secretaria de Segurança permanece com os homens de Rodney, a exemplo do pernambucano André Garcia, que acumula esta pasta e a subsecretária de Ações Estratégicas. 
 
Os poderes de Rodney fazem com que PH não queira ficar distante dele, pois seria abandonado a própria sorte. Daí sua contribuição para elegê-lo deputado estadual  e sua presença  agora na conquista da prefeitura de Vila Velha. 
 
Rodney é um refinado conspirador e um policial bem equipado que sabe, quando necessário,  parecer-se com o Rambo  ou com um Gladiador,  quando  da conveniência . Um risco constante. 



A prefeitura de Vila Velha está, portanto, fora em poder representar o fim de uma breve carreira política. Ao contrário. Pois vai  tocá-la, a exemplo de PH no governo,  sob tensão, para que os olhares do Estado se voltem para sua administração. Em um Estado carente de lideranças, com uma imprensa controlada, ele pode, perfeitamente, em 2014,  aprontar uma conquista bem mais temerária.     

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/