Sexta, 19 Abril 2024

Gingado capixaba

Gingado capixaba

 

 
Dança, luta e cultura. A capoeira se faz dessa mistura e as suas diversas modalidades espalhadas pelo mundo vão se reunir e jogar juntas no IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afrobrasileira (Acapoeira), que acontece durante os dias 22 a 26 de agosto, em Itaúnas. Centenas de capoeiristas e amantes da arte afro-brasileira participarão de cursos, palestras, oficinas e jogos. 
 
Mestre Capixaba, realizador do evento desde sua primeira edição, explica que a musicalidade difere a capoeira de outras artes marciais, “por isso, o encontro não é apenas um evento esportivo é também artístico e turístico”, diz.  Além das atividades didáticas, haverá premiações nas categorias Infantil, não-avançado e avançado, “mas o mais importante é o intercâmbio cultural”, afirma.  
 
Concebida como forma de resistência pelos escravos africanos na época colonial, a capoeira hoje é muito popular em diversos países onde se formam professores e mestres. O objetivo do encontro é promover uma conexão entre profissionais da Europa, da América e do Brasil inteiro. “Queremos uma contribuição de todos os lugares”, explica Mestre Capixaba 
 
Entre os convidados estão Mestre Preguiça (Los Angeles), Mestre Di Mola (Suécia), Mestre Tucano Preto (SP), Mestre Nenel (BA), Mestre Edi (RJ), Professor Paçoca (Áustria), Mestre Gorororba (RS), Mestre Maisena (CE), Professor Bala (Espanha), Professor Pit Bull (Alemanha). “A maioria dos mestres são brasileiros. A Europa, principalmente, ainda é muito carente de capoeiristas com alta graduação”, explica Capixaba. Do Espírito Santo, estarão presentes Mestre Bininha (Vila Velha), Professora Baixinha e Professor Jefinho (ambos de Cariacica), Professor Renan (Vila Velha). 
 
Entre profissionais, alunos, estudiosos e admiradores da luta com jeito de dança, Mestre Capixaba espera que o evento movimente mais de três mil pessoas durante seus cinco dias na pequena Vila de Itaúnas. Como em todas as edições, o grande momento do encontro serão os jogos, a troca de corda e a formatura do Professor Paçoca. O pernambucano vem diretamente de Viena, a capital da Áustria, onde hoje mora. Além disso, ele vai trazer os seus graduados, que vêm da Rússia, República Tcheca e da própria Áustria.
 
 
As novidades do quarto ano do evento são as aulas de capoeira funcional, ministrada pelo Professor Sururu (MG), tema atual que prova que o esporte, por combinar ritmos e movimentos, auxilia na agilidade e na coordenação motora. E as palestras com os historiadores Fred Abreu, que possui o maior acervo de matérias sobre capoeira, e Maciel de Aguiar, responsável pelo Museu da África em São Mateus.
 
Além das palestras e oficinas haverá encontros dos pontos de cultura de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Conceição da Barra. “Atualmente eventos de capoeira são sempre para círculos fechados, quero promover integração entre os mais diferentes grupos”, declara o Mestre, que também vai ministrar um curso teórico e prático para preparação de atletas. “É uma simulação de aquecimento e alongamento que serve para qualquer luta”, explica.
 
Serviço 
O IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Acapoeira acontece entre os dias 22 e 26 de agosto, em Itaúnas, Conceição da Barra.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/