Quarta, 24 Abril 2024

Comissão se reúne para analisar morte de adolescente no Xuri

 

A Comissão Interinstitucional do Sistema Socioeducativo do Estado se reuniu nesta quarta-feira (12) para discutir o episódio ocorrido nesta segunda-feira (10), em que um adolescente internado no complexo de Xuri, em Vila Velha, cometeu suicídio. O jovem utilizou um lençol enrolado no pescoço para tirar a própria vida. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Pronto Atendimento de Viana, mas não resistiu. 
 
Durante a reunião a coordenadora das Varas da Infância e da Juventude, juíza Janete Pantaleão, lamentou a morte do adolescente e cobrou para que outra fatalidade igual a essa não aconteça. O atual diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Leonardo Grobberio, disse que o adolescente recebeu a visita da família no domingo (9) e não apresentou nenhuma mudança de comportamento. 
 
O presidente do Iases entregou um relatório aos membros da Comissão contendo todas as informações a respeito do caso do jovem. 
 
Este não é o primeiro caso registrado no Estado e acontece ao mesmo tempo em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) renova até 31 de agosto de 2013, as medidas provisórias contra o País por conta das violações no sistema socioeducativo do Estado.
 
Em 2011 ocorreram dois suicídios de adolescentes em unidades. O primeiro deles na Unidade Socioeducativa de Linhares (norte do Estado), no mês de junho. O jovem se suicidou enquanto estava confinado em uma cela que se assemelha a uma solitária, semanas depois de dar entrada na unidade.
 
Em 11 de setembro de 2011, também na unidade do Xuri, outro adolescente cometeu suicídio. Na época, as denúncias davam conta de que o novo modelo de internação propiciava o uso da tortura psicológica contra os adolescentes, fatos que, apesar de não deixar marcas no corpo, podem levar a medidas extremas, como o suicídio.  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/