Quinta, 18 Abril 2024

Fórum de Direito à Memória e à Verdade promove Semana de Resistência

O Fórum Direito à Memória e à Verdade (FMV) vai promover a partir desta segunda-feira (1) a Semana da Resistência. Na semana de aniversário do golpe militar de 1964, os integrantes do Fórum vão debater e celebrar a memória daqueles que desapareceram durante o período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, que usurpou direitos fundamentais de cidadãos. 

 
Na segunda-feira vai ser realizado o encontro “Lembrar para não repetir”, pela manhã, na Universidade Federal do Estado (Ufes), e no fim da tarde na Praça Costa Pereira. Já na terça-feira (2), o Fórum vai promover a exibição de um filme e debate sobre a vida de Orlando Bonfim Junior, militante capixaba desaparecido em 1975 por forças da ditadura militar. 
 
O FMV foi criado para ser espaço de debate e articulação permanente, aberto às questões relacionadas ao período da ditadura militar, bem como ao resgate dos episódios ocorridos durante o período. 
 
O Espírito Santo tem, proporcionalmente, o maior número de desaparecidos políticos durante a ditadura militar com casos que jamais foram solucionados, como Orlando Bonfim Júnior e Arildo Valadão, visto pela última vez em 1971.
 
Comissão da Verdade
 
Na última semana o governador Renato Casagrande deu posse aos membros da Comissão Estadual da Memória e da Verdade, que tem o objetivo de apurar os casos de violação dos direitos humanos ocorridos durante o período da ditadura militar. 
 
Durante solenidade ocorrida no Palácio Anchieta, foram nomeados o advogado Agesandro da Costa Pereira, a assistente social Eugênia Célia Raizer, juiz de direito João Baptista Herkenhoff, os professores universitários Júlio Pompeu e Sebastião Pimentel Franco, a jornalista Jeane Bilich e o escritor Francisco Aurélio Ribeiro responsáveis por apurar os crimes que ainda hoje se encontram sem solução.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/