Sexta, 29 Março 2024

Governo lança site e edital emergencial para juventude capixaba

miguel_intra_facebook Facebook

O Governo do Estado anunciou, na manhã desta terça-feira (14), duas iniciativas com foco na juventude capixaba. A primeira é o lançamento do site JuventudES, plataforma que reúne uma série de informações relacionadas com as políticas públicas para esse grupo. A segunda é o edital JuventudES Emergencial, que vai selecionar 100 projetos nas áreas de cultura, direitos humanos e assistência social nos locais de atuação do Estado Presente, programa do governo para bairros com maior índice de violência do Espírito Santo.

"Avaliamos como medidas muito positivas, são vitórias para a juventude capixaba", afirmou Miguel Intra, presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve). Porém, ele faz ponderações sobre o programa Estado Presente, carro-chefe da política de segurança do governador Renato Casagrande (PSB) desde sua primeira gestão, sendo sempre questionado por várias organizações da sociedade civil. "Embora o braço da assistência social esteja chegando de maneira positiva dentro do programa, a segurança pública também está chegando nos territórios de uma maneira muito violenta e truculenta. A polícia continua agindo com o mesmo modus operandi", critica Miguel.

A iniciativa dentro do Estado Presente foi brevemente apresentada pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, em transmissão ao vivo com o governador e outros convidados. Os recursos do edital emergencial serão fruto de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para 50 projetos de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia e outros 50 de ações culturais e em direitos humanos.

As ações de proteção social devem ser organizadas por coletivos jovens, que podem receber até R$ 3 mil para aplicar em apoio a moradores mapeados em seus território por meio de transferência de recursos financeiros ou entrega de produtos. Na segunda linha, as premiações são de R$ 1 mil para jovens que estejam produzindo e divulgando conteúdos culturais como músicas, fazines, exposições e debates online durante a pandemia.

Em relação ao site JuventudES, o conselheiro Miguel Intra aponta que é uma demanda de anos atrás da juventude capixaba e que o projeto foi apresentado ao Cejuve no fim do ano passado pela atual gestão de juventude do governo, que está vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). "Esse hotsite vai alcançar por meio de notícias, fotos e projetos, a rede de juventude do nosso Estado, podendo se comunicar entre si", disse a secretária Nara Borgo.

Na página estão incluídas informações institucionais sobre espaços como a Sedh, Cejuve e Gerência de Juventude, diferentes projetos existentes a partir das política públicas para juventude, serviços públicos que atendem a este grupo, e notícias relacionadas.

A plataforma também informa sobre iniciativas importantes que tiveram seus cronogramas prejudicados por conta da pandemia do coronavírus. Uma delas é a realização da quarta Conferência Estadual de Juventude, que estava prevista para este ano, antecedida de conferências municipais e como preparação para a conferência nacional. O evento, porém, está adiado ainda sem determinação de data por conta da pandemia, que impede os eventos presenciais.

Outra ação do site que ainda não foi implementada é a operação de 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs), previstos para funcionar em Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari. Segundo a informação do governo, os dois primeiros serão implementados nas regiões da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, e na região que envolve os bairros Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Ourimar, na Serra.

Conferência Estadual de Juventude é adiada por tempo indeterminado

Miguel Intra, do Cejuve, discorda da proposta de calendário nacional sem que haja garantias de fim do isolamento social
https://www.seculodiario.com.br/direitos/conferencia-estadual-de-juventude-e-adiada-por-tempo-indeterminado

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/