Terça, 23 Abril 2024

Justiça determina apuração dos votos em separado na eleição do Sindiupes

Depois de quase três meses da realização da votação, Justiça determinou a conclusão do processo de apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes). O pleito foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro. 
 
Na manhã desta sexta-feira (14), a Comissão Eleitoral recebeu as urnas e envelopes dos votos em separado da Justiça e procedeu a apuração. A juíza titular da Vara do Trabalho, Lucy de Fátima Cruz Lago determinou a apuração da urna 167, bem como declarou nula a impugnação contra ela. 
 
A magistrada também determinou a apuração dos votos em separado de acordo com o estatuto do sindicato. Concorrem à eleição a Chapa 1 - “Um novo tempo para avançar na luta” e a Chapa 2 - “Ousar, Lutar, Vencer”. 
 
O pleito foi marcado por acusações de que a Comissão Eleitoral estaria favorecendo a Chapa 2, ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante a apuração dos votos, a Chapa 1 colocou o processo na Justiça, pedindo a contagem dos votos de nove urnas impugnadas, assim como dos quase mil votos feitos em separado – ou seja, por professores fora de sua zona oficial de votação –, além da destituição da Comissão Eleitoral. 
 
Depois de apurados os votos, a Chapa 1 considerou que a Comissão Eleitoral não cumpriu a determinação judicial ao não apurar os votos em separado  de acordo com o estatuto.
 
Dos 987 votos em separado, a Comissão considerou 498 válidos. Destes, 245 votos foram para a Chapa 2 e 250 para a Chapa 1. Após a apuração, a Comissão Eleitoral terá até 30 dias para dar posse aos eleitos. Enquanto a eleição não foi finalizada a atual diretoria do Sindiupes fica com o mandato prorrogado até a posse dos eleitos.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/