Quinta, 25 Abril 2024

Leitores se manifestam sobre denúncia das placas no Detran

A semana foi movimentada por denúncias nos mais diversos setores, além da veiculação de levantamentos que mostram que a violência no Estado, sem nenhum evento extraordinário, ultrapassa o nível do Estado de São Paulo onde existe uma onda de ataques direcionados que vem mexendo com as taxas de homicídios naquele estado. 

 
No sábado (24) Século Diário mostrou que sete dos 11 municípios mais populosos do Espírito Santo têm taxas de homicídios superiores à média estadual, que projeta para este ano 46 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. No comparativo com a média nacional, que é de 20 homicídios/100 mil, dos 11 municípios, apenas Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) está abaixo desse índice.
 
No outro extremo do ranking aparece Serra, que lidera as estatísticas de violência entre as 11 cidades mais populosas do Estado. São impressionantes 81 homicídios por 100 mil habitantes. O índice é quase o dobro da média estadual (46), segunda maior do País, e quatro vezes maior do que a média nacional (20).
 
Os leitores de Século Diário compreendem este nível exorbitante de violência e até apontam os motivos dessa escalada. Além disso, a audiência se manifesta sobre as carências na área de segurança pública e cobram soluções. 
 




 
Ainda no sábado, o filósofo, músico e produtor cultural Fraga Ferri trouxe uma reflexão sobre as relações entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto Sincades. Amparada numa política específica de renúncia fiscal, o Instituto Sincades - entidade criada em 2008 pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) - apareceu a partir do mesmo 2008 como grande apoiador de produções culturais capixabas. 
 
Entre outros pontos, Fraga Ferri levantou suspeições, legítimas porque pertinentes, que pairam sobre a relação Secult/Sincades. Nada contra vendedores de batata, cebolas, comerciantes ou atacadistas. Mas ele destacou a estranheza que causa a delegação à iniciativa privada, realizada via dinheiro público, de apoio a projetos culturais.  
 
Os leitores concordaram com as palavras de Fraga Ferri e debateram sobre a relação entre a Secult e o Instituto e a verdadeira necessidade dos projetos culturais no Estado.
 






 
Na terça-feira (27) Século Diário trouxe uma denúncia que dá conta que existem indícios que apontam que o esquema para a regulamentação das placas refletivas nos veículos no Estado tenha sido articulado além dos muros do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-ES). Os dois servidores exonerados do órgão em 20 de novembro teriam ligações com o coronel da reserva do Exército José Otávio Gonçalves, ex-subsecretário de Estado de Assuntos do Sistema Penal no governo Paulo Hartung.
 
A audiência pareceu já ter conhecimento das denúncias e da forma como se daria a facilitação. Outros leitores cobraram lisura no processo de regulamentação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
 




 
Na sexta-feira (30), o jornal noticiou que o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz foi alvo de uma nova condenação judicial por desvio de verbas públicas em uma das ações de improbidade do chamado “esquema das associações”. O juiz da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, Ademar João Bermond, condenou o ex-parlamentar e mais dez pessoas à suspensão dos direitos políticos por oito anos e o ressarcimento ao erário pelo desvio de R$ 68,5 mil em cheques para associações que foram depositados nas contas de postos de gasolina.  
 
Todas as matérias que envolvem o nome do ex-parlamentar são pautadas pelas controvérsias nos comentários. Desta vez os leitores destacaram que José Carlos Gratz é alvo de diversas acusações enquanto outros tipos de crimes no âmbito da administração estadual não são investigados.
 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/