Quinta, 28 Março 2024

Trabalhadores fazem protesto na Companhia Portuária de VV

Os trabalhadores avulsos e vinculados do realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (13) na Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV) reivindicando o cumprimento da nova Lei dos Portos (12.815/13), sancionada na última quinta-feira (5). A manifestação foi a primeira no país desde a publicação da norma. 
 
O protesto foi uma advertência dos trabalhadores para que os empregadores cumpram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), principalmente no que tange à requisição de portuários avulsos para as operações. Ao fim da manifestação, eles participaram de uma conversa com o diretor da CPVV, Paulo Menezes.
 
Além do cumprimento da CCT, os portuários também pleiteiam o cumprimento da Lei dos Portos, representação sindical dos funcionários vinculados à CPVV e a não utilização de mão de obra temporária (empreiteiras). Os trabalhadores já se manifestaram outras vezes, já que o descontentamento é antigo. 
 
A manifestação desta terça foi parte do Programa de Qualidade no Porto Público. Sindicatos de todas as categorias de trabalhadores portuários vão ingressar com ações trabalhistas requerendo as remunerações referentes aos últimos cinco anos, quando da não requisição ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo-ES). 
 
Em conversa com o diretor da CPVV, ele argumentou que as negociações do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) foram paralisadas por conta da mudança na diretoria da entidade. O atual presidente da entidade, Ernani Pereira Pinto, no entanto, enviou ofício à CPVV para retomar as negociações assim que assumiu o cargo. O diretor da CPVV disse desconhecer tais ofícios. 
 
O presidente do Sindicato dos Arrumadores do Estado, Josué King Ferreira também oficiou a CPVV reivindicando o cumprimento da nova Lei dos Portos, no tocante à requisição dos trabalhadores de capatazia, mas também não teve resposta.   
 
 
  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/