Quinta, 25 Abril 2024

Vereador quer que Centro Histórico tenha proteção exclusiva

 

Os casarios antigos, igrejas e outros patrimônios culturais e históricos no Centro de Vitória, poderão ter um destacamento exclusivo para a sua proteção. A proposta é do vereador Vinicius Simões (PPS), que ressalta a importância histórica e arquitetônica dos imóveis que contam a história da Capital capixaba. 
 
“Por ser um espaço que conserva quase 500 anos de história, é preciso haver ações que melhorem a segurança, o estado de conservação dos monumentos e que intensifiquem o turismo e o lazer na região”, diz o vereador. 
 
A proposta do vereador é que o destacamento exclusivo seja caracterizado como Guarda Municipal/Centro Histórico que terá a função de proteger os imóveis, proporcionar segurança local e orientação para os turistas. 
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, só no ano de 2012, sete pontos turísticos do Centro receberam aproximadamente cinquenta mil pessoas. 
 
Para Vinicius Simões, a guarda irá contribuir para o combate a violência, depredação e conseqüetemente para a redução da criminalidade e da insegurança das pessoas que visitam os pontos turísticos. 
 
 “O Centro Histórico de Vitória possui características de tamanha importância que merece especial atenção do Poder local. Quando não há uma preocupação neste sentido, os prejuízos, muitas vezes, são irreversíveis”, analisa o vereador. 
 
De acordo com a prefeitura de Vitória, turistas e moradores já contam com visitas gratuitas e monitoradas ao Centro Histórico de Vitória. Dos monumentos que integram o Centro, sete deles são monitorados regularmente. 
 
A iniciativa faz parte do projeto Visitar e contempla dois roteiros - "Vitória, de vila a cidade" e "De Caramurus e Peroás" -, que contam a história capixaba desde a época que era capitania aos dias de hoje, abrangendo 33 monumentos datados do século XVI ao século XX.
 
Sete monumentos monitorados estão abertos à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 17 horas. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/