domingo, dezembro 7, 2025
29.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

Três procuradores e seis promotores vão concorrer à lista sêxtupla do MPES

O Conselho Superior do Ministério Público Estadual (MPES) definiu a data da votação para formação da lista sêxtupla na disputa pela vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJES). A eleição está marcada para o próximo dia 20, das 9 horas às 17 horas, no auditório da sede do MPES, na Enseada do Suá, em Vitória. Ao todo, nove membros da instituição se inscreveram para participar da disputa – três procuradores, cinco promotores e uma promotora de Justiça. O mais cotado é o ex-chefe da instituição, o procurador Fernando Zardini Antônio.

Também se inscreveram no pleito: os procuradores Alexandre José Guimarães e Josemar Moreira, além dos promotores Ailton Barbosa do Canto, Gustavo Modenesi Martins da Cunha, Lélio Marcarini, Pablo Drews Bittencourt Costa, Tiago Boucault Pinhal e promotora Vera Lúcia Murta Miranda. A lista oficial de candidatos deve ser divulgada nos próximos dias, já que a comissão eleitoral vai analisar se os nomes inscritos preenchem a todos os requisitos constitucionais.

Segundo as regras da eleição, todos os membros ativos do MPES têm direito ao voto, que é obrigatório. Cada eleitor poderá escolher até seis nomes. A apuração dos votos acontece logo após o encerramento do horário previsto, sendo proclamados componentes da lista sêxtupla os seis nomes mais bem votados. Em caso de empate, a lista será formada pelo candidato mais antigo na classe ou, sendo igual a antiguidade, o mais idoso.

Em seguida, a lista sêxtupla será encaminhada pelo chefe do Ministério Público ao Tribunal de Justiça, cujo Pleno terá a missão de extrair uma lista tríplice com os nomes apresentados. Essa nova lista é encaminhada ao governador Paulo Hartung, responsável pela nomeação do novo desembargador do TJES.

A vaga destinada aos membros do MPES foi aberta com a aposentadoria do desembargador José Luiz Barreto Vivas, aposentado este mês após atingir a idade limite (70 anos). Ele atuava na corte desde o ano de 2004, sendo indicado por Hartung em seu primeiro mandato à frente do Palácio Anchieta. 

Mais Lidas