Sexta, 19 Abril 2024

Advogados denunciam fechamento de salas de apoio da OAB em Cariacica

kelly_andrade_oabcariacica_arquivpessoal Arquivo Pessoal

Uma petição pede que a Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) reabra as cinco salas de apoio à advocacia do Estado, a fim de normalizar o trabalho de centenas de profissionais, que atuam, diariamente, nos fóruns de Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. A situação vem causando transtornos aos advogados.

A presidente da 11ª Subseção da OAB-ES, Kelly Andrade, comunicou ao presidente da entidade, José Carlos Rizk Filho, "por meio de diversos ofício, a urgência em contratar profissionais, uma vez que, conforme regimento, é de obrigação da seccional essa contratação". A atual diretoria da Ordem demitiu dois funcionários e cinco estagiários que trabalhavam nesses espaços.

"A mim, causa surpresa que o presidente da Ordem tenha se esforçado tanto para impedir a extinção de várias comarcas no Estado e adote essa medida", lamenta Kelly Andrade. Ela ressalta que o assunto foi abordado durante a sessão na qual ela tomou posse como presidente da subseção, em 25 de janeiro deste ano, no encerramento das férias forenses.

Na cerimônia, a advogada também cobrou, publicamente, da vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, a necessidade de que as salas voltem a operar. "Na ocasião, durante discurso, Anabela prometeu que as contratações seriam feitas - o que não aconteceu até o momento", relata.

A sede da 11ª Subseção da OAB-ES, que funciona em Cariacica, também está com déficit de colaboradores: onde sempre trabalharam três funcionárias, hoje só há uma, prejudicando o atendimento à advocacia num prédio de três pavimentos, seis guichês de peticionamento, além de sala de reuniões e atendimentos e auditório, aponta o documento.

De acordo com a petição dos advogados, "a advocacia está sem acesso a diversos serviços que auxiliam seu dia a dia. Não é possível, por exemplo, utilizar os computadores das salas, nem máquinas de xerox e digitalização, muito menos fazer uso do espaço para atendimento adequado a clientes - antes e depois de audiências". As salas de apoio, acrescenta, além dessa estrutura, forneciam internet Wi-fi, banheiro para os advogados - além de água e café". 

A OAB-ES foi procurada por Século Diário, mas até o fechamento dessa matéria, não se manifestou.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/