Terça, 23 Abril 2024

Associação critica esvaziamento do Núcleo Anticorrupção da PGE

rodrigofranciscodepaula_PGE PGE

A Associação dos Procuradores do Espírito Santo (Apes) divulgou uma nota nesta sexta-feira (30) em que se manifesta contrária à Portaria PGE 005 -R, assinada pelo procurador-geral Rodrigo Francisco de Paula, que reestrutura o Núcleo Anticorrupção e de Combate à Improbidade Administrativa (Naia) da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Com a mudança, o Naia deixará de ter cinco integrantes para somente um, indicado pelo procurador-geral.

O presidente da Associação, Leonardo Gustavo Pastore Dyna, explica que os cinco integrantes, que atuam voluntariamente, se reuniam em sessão pública para avaliar os casos de improbidade e decidir as providências a serem adotadas. Ele afirma que esse modelo de funcionamento foi defendido pelos procuradores desde a criação do Núcleo, para que não houvesse elemento político, e sim fosse um trabalho técnico e uma organização colegiada. 

Há duas semanas, como aponta Leonardo, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que o ajuizamento de ações de improbidade administrativa deve ser autorizado pelo procurador-geral, sendo esse fato utilizado como argumento para a decisão contida no decreto. Entretanto, afirma, não há acórdão publicado e a estrutura que vigorava até então não impede a supervisão do procurador-geral, "pois é papel dele".

O presidente da Associação dos Procuradores salienta, ainda que o Naia não funcionava com infraestrutura adequada, mesmo diante das solicitações feitas pela entidade. Na nota desta sexta-feira, são destacadas as ações do Núcleo, recordando que entre 2018 e 2020, "encaminhou diversas recomendações a órgãos da administração pública estadual, com a finalidade de prevenir atos de improbidade administrativa, e promoveu ações judiciais para responsabilização e ressarcimento ao erário, dentro do seu campo de competência".

Ainda segundo o documento, graças à atuação do Núcleo foi editada a resolução normativa 08/2019, do Conselho Estadual de Correição do Poder Executivo, "impedindo uma prática recorrente nas Secretarias de Estado de arquivamento de processos administrativos instaurados contra agentes públicos após a extinção do vínculo com a administração pública, situação que vinha abrigando descalabros com a res publica, dada a impunidade de casos flagrantes de lesão ao erário estadual". 

A APES denuncia que a mudança foi tomada sem diálogo com a Associação e que a Portaria 005-R/2020 "vai de encontro com os sucessivos pedidos da de melhorias das condições do Naia, algo que surpreende não apenas pela forma unilateral do procurador-geral, mas também por entender haver esvaziamento do Núcleo que se esperava ver cada vez mais fortalecido".

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 1

Rodrigo Souza em Sábado, 31 Outubro 2020 16:57

E desde quando associação recreativa tem que dar "pitaco" em portaria regulamentadora??? Associação tem que cuidar de melhorias na parte social (festas de fim de ano, convênios, bingo, bocha...) dos associados.

E desde quando associação recreativa tem que dar "pitaco" em portaria regulamentadora??? Associação tem que cuidar de melhorias na parte social (festas de fim de ano, convênios, bingo, bocha...) dos associados.
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/