Quarta, 24 Abril 2024

Presidência do TRE acata recurso e 'Chicão' permanece no cargo

Presidência do TRE acata recurso e 'Chicão' permanece no cargo

O prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet (PSDB), o "Chicão”, ganhou sobrevida no cargo. Antes mesmo de ser notificado para deixar a gestão municipal após decisão que cassou seu mandato por abuso de poder político, obteve vitória em recurso especial acatado nesta terça-feira (17) pelo vice-presidente - no exercício da presidência - do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Carlos Simões Fonseca, que suspende os efeitos do acórdão do caso.


Com um pedido já negado no último dia nove, a defesa do prefeito e do seu vice, Jonias Dionísio Santos (Pros), entrou com recurso especial eleitoral contra os recursos interpostos pelo Ministério Público Eleitoral e pelo diretório municipal do PMN na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AJIE) que os acusa de lançar programa social para benefício próprio nas eleições de 2016.


As medidas reformaram a sentença e decretaram a cassação dos diplomas e respectivos mandatos, o afastamento imediato dos cargos, a inelegibilidade por oito anos e ainda a aplicação de multa. 


O recurso de Chicão aponta que o acórdão “não fez o indispensável juízo de dosimetria ou, quanto muito, se apoiou em critérios meramente quantitativos, pois a pena de cassação foi aplicada de forma automática, sem a análise da excepcionalidade da conduta, bem como da apreciação qualitativa do fato considerado ilícito”.


Além disso, que o relator não se preocupou em demonstrar a gravidade qualificada exigida para a pena de cassação e que “deve ser evitada a alternância na chefia do Executivo, dada a consequente instabilidade governamental e descontinuidade dos serviços públicos”.


Carlos Simões citou a existência de jurisprudência que respalda o prefeito, de que a cassação somente deve ser imposta em casos mais graves, cabendo ser aplicado o princípio da proporcionalidade da sanção em relação à conduta. “Orientação que, em meu sentir, pode, ao menos em tese, modificar a sanção aplicada pelo E. Plenário desta Corte”. 


O presidente em exercício do TRE também considerou que a concessão do efeito suspensivo, “neste momento, evitaria graves prejuízos à segurança jurídica e à prestação de serviços públicos essenciais, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral”. E, ainda, “que a execução imediata importaria em prejuízo indiscutível para a municipalidade nesta altura do curso do mandato eletivo, haja vista ter sido o recorrente eleito a partir de sufrágio em Conceição da Barra”.


A cassação de Chicão é decorrente de denúncia julgada em setembro passado, quando ele foi condenado por unanimidade, juntamente com o vice Jonias. Eles são acusados de se utilizarem de um programa lançado pela prefeitura quando o prefeito ocupava o cargo de secretário de Assistência Social, que, de acordo com o processo, lhe deu grande visibilidade, favorecendo-o nas eleições de 2016. Ele disputou o cargo apoiado pelo ex-prefeito já falecido, Jorge Donati.


De acordo com a investigação do Ministério Público, o programa social foi lançado em cerimônia no dia 27 de abril de 2016, sem que fossem atendidas as condições previstas na legislação eleitoral. Já o recurso de Chicão alega que a capacitação profissional aos moradores de Conceição da Barra representa uma "política pública executada de forma continuada desde 2008”.


Em sentença proferida no ano passado, o então juiz da Zona Eleitoral de Conceição da Barra, Leandro Cunha Bernardes da Silveira, julgou o processo improcedente. Mas o Ministério Público e o Partido da Mobilização Nacional (PMN), que tem como filiado o segundo colocado na disputa, Manoel Pé de Boi, recorreram ao TRE-ES, que decidiu cassar Chicão e o vice.


Com a decisão desta terça-feira, esfria a expectativa de posse do seu substituto legal, o presidente da Câmara de Vereadores, Walyson José dos Santos Vasconcelos (PP), o Mautesinho, filho do ex-prefeito de Pedro Canário e de Conceição da Barra, Mateusão, bem como a convocação pelo TRE de novas eleições em Conceição da Barra. 


Os autos do processo agora serão remetidos ao Ministério Público para manifestação, e, depois ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/