Quinta, 25 Abril 2024

Presidente da OAB é alvo de manifestações em fóruns por fechar salas de apoio

protesto_salasapoio_oab_divulgacao Divulgação
Divulgação
"Rizk, contrate os funcionários! Cumpra sua obrigação" eram os dizeres de um das faixas afixadas em frente aos fóruns de Cariacica e Viana, na região metropolitana, em protesto contra o presidente da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho. O ato pediu a reabertura de cinco salas de apoio localizadas nos fóruns dos dois municípios e ainda de Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. Outra faixa pedia respeito à advocacia. "Pagamos anuidade, queremos nossas salas de apoio funcionando".

As salas estão fechadas desde dezembro de 2021, quando Rizk demitiu os funcionários. Segundo os advogados, o problema ocorre somente nessa região, chamada administrativamente de 11ª Subseção. Curiosamente, onde Rizk perdeu as eleições de novembro do ano passado, que elegeram Kelly Andrade para a Subseção, derrotando a chapa apoiada por Rizk, com 73% dos votos.

Com o fechamento dessas salas, a advocacia está sem acesso a diversos serviços que auxiliam seu dia a dia. Não é possível, por exemplo, utilizar os computadores, nem máquinas de xerox e digitalização, muito menos fazer uso do espaço para atendimento adequado a clientes - antes e depois de audiências. As salas de apoio ficam dentro dos fóruns e, além dessa estrutura, eram usadas para internet Wi-fi, banheiro para os advogados, água e café.

Os advogados já encaminharam uma petição online, pedindo que a OAB-ES recontrate os profissionais urgentemente para que as salas da OAB dentro dos fóruns voltem a operar. Até agora, eles não obtiveram resposta.

A vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão, chegou a prometer, no dia da posse de Kelly Andrade como presidente da 11ª Subseção, para uma plateia lotada - inclusive na presença de desembargadores - que a gestão iria recontratar os funcionários.

"Somente as salas da nossa região estão fechadas. Justamente na subseção onde o grupo político do presidente Rizk perdeu, em derrota acachapante, nas eleições da classe em novembro. Nada justifica que a OAB-ES, que tanto lutou pela não extinção de comarcas, agora feche salas de apoio, sem uma satisfação à advocacia. Não respondem à imprensa, aos nossos ofícios, aos colegas advogados - nem a petição", diz Kelly Andrade.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 1

Daniel em Quinta, 17 Fevereiro 2022 08:25

Se fazem isso com advogados, como requerer um papel diferente de outras instituições no trato com os colegas?

Se fazem isso com advogados, como requerer um papel diferente de outras instituições no trato com os colegas?
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/