Sábado, 20 Abril 2024

Tribunal de Justiça vota promoção do juiz Arthur Neiva nesta quinta

Tribunal de Justiça vota promoção do juiz Arthur Neiva nesta quinta

O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) vai votar, na sessão desta quinta-feira (20), o pedido de promoção do juiz Arthur José Neiva de Almeida ao cargo de desembargador. Será a terceira tentativa da progressão de carreira do togado que encabeça a lista de antiguidade da corte. Apesar das rejeições anteriores, os bastidores sinalizam um clima mais favorável para a aprovação do nome de Neiva, que responde a um procedimento disciplinar na corte. A vaga que será preenchida foi aberta com a aposentadoria de Catharina Maria Novaes Barcellos.



Para garantir a promoção, o juiz deve receber o aval de, pelo menos, 12 desembargadores, levando em consideração o atual quórum do Tribunal Pleno com 27 dos 30 membros, sendo que um magistrado está de licença médica. A Lei Orgânica da Magistratura (Loman) estabelece que a indicação do juiz mais antigo só pode ser rejeitada pela maioria absoluta dos integrantes e de forma justificada.

Paralelamente à votação do pedido de progressão de carreira, o tribunal se debruça desde março sobre uma questão relacionada ao juiz Arthur Neiva. O Pleno está discutindo questão de ordem sobre a manutenção ou não das investigações. Até o momento, a votação segue apertada com uma margem de dois votos favorável ao magistrado de 1º grau.



Apesar disso, a decisão no processo não interfere na escolha dos substitutos de outros dois desembargadores aposentados – Carlos Roberto Mignone, que deixou a corte em maio, e Paulo Roberto Luppi, que se despediu do tribunal no mês passado.



Investigação



Na sindicância, o juiz Arthur Neiva é acusado de beneficiar clientes de uma banca de advocacia, além da suposta demora na remessa dos autos de um processo ao tribunal. Ele nega todas as acusações. A defesa do magistrado alega que ela não teria qualquer relação pessoal com o advogado Bruno Finamore na época dos fatos denunciados. Neiva também afirma que o atraso na remessa do recurso se deu em função de problemas no cartório, uma vez que os autos não estariam sequer na vara.



Em fevereiro de 2011, o Tribunal condenou o magistrado à pena de censura pelo descumprimento de decisão do TJES, além do suposto favorecimento de partes. No entanto, a punição foi retirada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com 14 dos 15 votos possíveis entre os conselheiros, em julgamento realizado em dezembro do ano seguinte.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/