Quinta, 25 Abril 2024

95 dúzias de caranguejos foram apreendidas durante 2ª andada, em Vitória

95 dúzias de caranguejos foram apreendidas durante 2ª andada, em Vitória

 

No 2º período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), de 25 de fevereiro a 3 de março, os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória apreenderam, apenas na capital, 95 dúzias da espécie. 
 
Os 1.140 crustáceos haviam sido capturados, apesar de a ação ser proibida no período, quando os caranguejos ficam mais vulneráveis por saírem de suas tocas para desova e acasalamento. Assim, se a captura fosse permitida durante o período, a reprodução do animal e a recomposição da fauna ficariam comprometidas. 
 
Do total, 1.092 caranguejos foram devolvidos ao mangue – os outros 48 foram encontrados mortos. Também foram encontrados 10 guaiamuns (Cardisoma guaiumi), espécie cuja captura é proibida durante todo o ano por ser ameaçado de extinção.
 
Na semana de andada, os fiscais da Semmam fizeram o monitoramento por barcos e por terra, na tentativa de coibir a cata. Segundo a prefeitura, os mangues de Maria Ortiz e de Resistência e o canal de Carapina foram os locais onde foram registradas as maiores apreensões e encontrados mais catadores. Já em comercialização – também proibida no período –, o maior número foi registrado no Centro: 41 dúzias.
 
O primeiro período de andada deste ano aconteceu de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Ainda haverá mais dois: de 27 de março a dois de abril e de 25 de abril a 1º de maio.
 
Só podem ser comercializados os caranguejos até o último dia que antecede cada período de “andada”, cujos estoques foram devidamente declarados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Segundo portaria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), todos que atuarem nesta área deverão fornecer ao Ibama a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados e pré-cozidos, até o último dia que antecede cada período.
 
Durante o período, os órgãos estaduais de meio ambiente irão realizar, além da fiscalização, ações de conscientização e educativas em Unidades de Conservação no Estado. No caso de Vitória, educadores ambientais da prefeitura abordaram com o assunto cerca de 2.500 estudantes da rede pública. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/