Quinta, 25 Abril 2024

Ao reduzir orçamento para 2013, Vale coloca projeto da CSU de lado novamente

Nesta terça-feira (4), em Nova York, a Vale divulgou o seu orçamento para 2013 e novamente demonstrou que o projeto da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), previsto para ser instalada em Anchieta, no sul do Espírito Santo, está cada vez mais distante. Na divulgação, que reduziu para US$16,3 bilhões o orçamento do próximo ano (em 2012 deve chegar a US$17,5 bilhões), a siderúrgica sequer cita a o prjeto da CSU.

 
Segundo o jornal A Tribuna, o projeto só será retomado quando a siderúrgica encontrar um parceiro para empreender o projeto. O motivo para a postergação do investimento seria que a demanda mundial por minérios e metais ainda se encontra em baixa, em especial devido à crise mundial.
 
A empresa já vinha indicando que havia a possibilidade de adiar o investimento na CSU, argumentando dificuldades financeiras em sua instalação. Para observadores, as movimentações abrem a possibilidade de uma desistência na implementação da siderúrgica em Anchieta. 
 
O empreendimento recebe duras críticas, por diversos motivos. Na área prevista para a instalação, vive uma comunidade que atualmente está sendo estudada pela Fundação Nacional do Índio, no intuito de verificar a descendência do território. A região sul do Estado sofre com inchaço populacional, acarretando falta de estrutura básica e aumento da criminalidade. A construção da usina levaria ainda mais problemas sociais para o local, já que necessitaria de uma grande quantidade de trabalhadores.
 
A região já comporta a operação da Samarco Mineração, empresa de que a Vale é grande acionista. O empreendimento é responsável por elevar a poluição para além dos níveis tolerados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Além disso, a região tem indisponibilidade de recursos hídricos.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/