Quarta, 24 Abril 2024

Após promessas, MST desocupa fazenda em Montanha

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocupou a Fazenda Palmeira, em Montanha (extremo norte do Estado), onde 130 famílias se mantinham assentadas desde agosto. Segundo o movimento, após negociações com os governos federal e estadual, os assentados decidiram desocupar a área, porém, a família se mantêm do lado de fora da fazenda, às margens da estrada, aguardando o cumprimento das promessas.



Segundo o MST, durante a negociação foi prometido vistoria da área em até 40 dias para a apresentação de um relatório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o levantamento da área para definir se a fazenda possui ou não terra devoluta, e o fornecimento de cestas básicas para as famílias.



As família responsáveis pela ocupação já estavam acampadas na área do Assentamento Adriano Machado, dentro da fazenda, aguardando serem assentadas. A fazenda pertence à família Simão, tradicional na região, que segundo o MST detêm terras em diversos municípios do Estado, utilizando-as para pecuária extensiva.



Na ocasião, o MST ressaltou a importância da ocupação enfatizando que a propriedade, como outras no norte e noroeste do Estado, seria transformada numa grande plantação de eucalipto, principalmente para abastecer a produção da Aracruz Celulose (Fibria).



No dia da ocupação, pistoleiros encapuzados e fortemente armados abordaram diversas pessoas que seguiam em direção à área, mas eles resistiram na região.



O MST aponta que o extremo norte capixaba está entre as regiões com maior índice de concentração fundiária do Espírito Santo. Consequentemente, é uma região que concentra um grande número de famílias de trabalhadores rurais sem terras.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/