Terça, 16 Abril 2024

Aracruz quer realizar atividade de silvicultura em cinco municípios das regiões norte e noroeste

A Aracruz Celulose (Fibria) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (1), um comunicado referente à aprovação do Termo de Referência (TR) para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e o seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) de uma atividade de silvicultura que a empresa pretende implantar em diversas fazendas das regiões norte e noroeste do Estado, especificamente nos municípios de Pinheiros, Montanha, Ponto Belo, Mucurici e Ecoporanga.
 
Segundo a publicação, iniciou-se o prazo de 15 dias para manifestação dos interessados em sugerir “elementos de análise” ao Termo de Referência, disponível no site do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
 
O referido termo visa a nortear a elaboração do EIA-Rima do empreendimento, do qual ainda não constam, ao menos publicamente, elementos concretos de suas características – tanto que, o próprio termo, recebe apenas o nome de “Projeto de Silvicultura”.
 
Silvicultura, por sua vez, tem como definição “a ciência que se ocupa das atividades ligadas à implantação e regeneração de florestas”, em função de interesses econômicos, ambientais, científico ou outros.
 
Segundo o TR, o EIA-Rima do empreendimento deve se basear nas áreas de influência direta do empreendimento, para subsidiar a análise de sua viabilidade ambiental. Mais do que isso, os estudos servem para medir os impactos ambientais decorrentes de ações como esta, baseando-se em características do solo, água, fauna etc. dos locais.
 
As fazendas pretendidas pela Fibria para a realização do projeto são: Alvorada (Pinheiros), Reserva (Montanha), Califórnia (Ponto Belo), Campo Verde (Ponto Belo), Conquista (Montanha), Floresta (Ponto Belo), Itajubá (Mucurici), Monte Cristo (Ecoporanga), Rio do Sul (Pinheiros), Boa Vista (Ponto Belo).

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/