Sexta, 19 Abril 2024

Ato Nacional de apoio aos Guarani-Kaiowá ocorrerá também em Vitória

 

O Ato Nacional de apoio ao povo Guarani-Kaiowá, organizado nas mais diversas capitais brasileiras, será realizado na próxima sexta feira (9) também em Vitória. O ato contará com manifestações da cultura indígena, que serão celebradas por povos indígenas do Espírito Santo. 
 
Como objetivo de celebrar os avanços e firmar compromisso com a causa indígena no País, o ato é, sobretudo, um alerta à luta dos indígenas no Mato Grosso do Sul, que apesar de terem a liminar que autorizava o despejo cassada pela Justiça em caráter provisório, continuam sob forte pressão para deixar a área de apenas um hectare.
 
Os índios ocupam uma área de reserva nativa da fazenda Cambará, em Iguatemi, a 466 km de Campo Grande. Eles foram para a propriedade rural em novembro do ano passado, três meses depois de terem o acampamento onde moravam destruído em um ataque no dia 23 de agosto de 2011.
 
A nova decisão do Tribunal Regional Federal da 3º Região (SP e MS) cassou a liminar de um juiz federal de Naviraí (MS), que determinava a ocupação dos índios da fazenda Cambará. Desta forma os índios devem permanecer no local até que sejam concluídos os procedimentos administrativos de demarcação das terras. 
 
Porém, não foi determinada qualquer proteção aos indígenas no local e nem proibida a circulação de pessoas pela terra ocupada, o que facilita a coação dos indígenas por fazendeiros da região. 
 
No último dia 30, cidadãos capixabas marcharam da Ufes até a Assembleia Legislativa, em Vitória,  em protesto ao genocídio do povo Guarani-Kaiowá, residente em Pyelito Kue, no município de Naviraí, Mato Grosso do Sul. 
 
O protesto capixaba se uniu pela primeira vez às manifestações em todo o País. Na ocasião, quase 700 pessoas marcharam pintadas e munidas de faixa em apoio a comunidade indígena de Mato Grosso do Sul e entregaram uma carta aos deputados estaduais Cláudio Vereza e Genivaldo Lievore, ambos do PT, cobrando mais atenção à causa indígena no País. 
 
A informação divulgada pelo portal G1, é de que os índios deverão receber, em breve, uma visita de representantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado. 
 
A medida é resultado da criação de uma comitiva aprovada pelo Senado para visitar a aldeia dos Guarani-Kaiowá no último dia 5. A expectativa é que a viagem ocorre até a próxima semana devido a notícias de violência contra os índios que não param de chegar à Comissão. 
 
Serviço:
 
Ato Nacional de apoio ao povo Guarani-Kaiowá
Quando: 9 de novembro (sexta-feira)
Local: Píer de Iemanjá - Vitória
Horário:17h30

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/