Sexta, 19 Abril 2024

Campanha contra agrotóxico mobiliza Vitória neste domingo

A Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxico e Pela Vida irá mobilizar a população capixaba, neste domingo (21), às 14 horas, com uma ação de conscientização e alerta no Centro de Vitória. O ato contará com a apresentação do premiado documentário “O Veneno está na Mesa”, do cineasta brasileiro Silvio Tendler, que alerta sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira.

A campanha tem como objetivo abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos. e alertar ainda para a contaminação do solo e da água, bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores e comunidades rurais.

A campanha é apoiada por mais 30 entidades da sociedade civil e contará com o apoio da comunidade quilombola, que estará mobilizada com a feira agroecológica na Parque Moscoso.

O ato contará também com shows musicais com as bandas Últimos Humanos, Harmonia Turbulenta, RHC, Zoopatia, Sétima Divisão, Jahfrica, Cap Blues e Ferida Exposta.

Além de denunciar as mazelas pelo uso de agrotóxicos para os agricultores familiares, é necessário sensibilizar a população para a necessidade de construção de uma sociedade mais saudável, com medidas restritivas ao uso de venenos. O que também é apoiado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que já declarou como necessário o endurecimento na luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e os transgênicos no País.

Outro campo de atuação da campanha é o anúncio da possibilidade de construção de um outro modelo agrícola, baseado na agricultura camponesa e agroecológica.



No Estado, apesar dos poucos estudos divulgados neste sentido, há denúncias do alto índice de abortos espontâneos em áreas rurais nas quais o uso de agrotóxico é intenso, assim como relatos de má-formação fetal, câncer, impotência, depressão e, consequentemente, suicídios.



 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/